2008/03/14

IA a passar o Teste de Turing?

Pois bem, marquem nos vossos calendários, Outubro de 2008.

É nessa data que investigadores do Rensselaer Polytechnic Institute (RPI) tencionam passar pela primeira vez o teste de Turing.

Este teste tem atormentado durante décadas todos os programadores e investigadores que lidam com Inteligência Artificial (IA). Formulado em 1950 por Alan Turing, diz que um sistema de IA passará o teste quando uma pessoa for incapaz de distinguir o sistema IA de uma pessoa real.

Por exemplo, imaginem que estão a trocar mensagens instântaneas com duas pessoas diferentes, sendo que uma delas é uma pessoa real, e a outra é um sistema de Inteligência Artificial - se não conseguirem distinguir qual delas é a máquina, então... objectivo atingido.

No entanto, este objectivo aparentemente simples tem sido difícil de atingir, e mesmo agora, os especialista do RPI vão necessitar do poder de cálculo de um super computador para tentarem enganar um interlocutor humano.

O teste será feito usando um mundo virtual com avatars (provavelmente o Second Life) e Outubro foi a data escolhida.

Para se ter uma ideia do quanto a IA tem evoluído, este sistema tem a capacidade de "pensar" em si próprio, formular ideias sobre o que outras pessoas pensam, e ainda pensar no que essas pessoas pensam sobre o que outras pessoas pensam! Ufa!


Agora a dúvida é... quem surgirá primeiro? o KITT, o HAL 9000 ou a Skynet? :)

[EETimes]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)