2008/03/23

Matemático de 63 Anos Resolve Problema dos Anos 70

Bem sei que muita gente acha a matemática chata e sem piada, mas muitas das vezes é apenas uma questão de perspectiva. Se em vez de nos mostrarem apenas equações complexas que mais parecem chinês, nos demonstrassem aplicações práticas... talvez o interesse fosse outro.

Bem, neste caso trata-se um problema formulado nos anos 70 e conhecido como The Road Coloring Problem e que frustrou centenas de matemáticos que o tentaram resolver ao longo dos anos. Esse puzzle matemático foi finalmente resolvido por um matemático de 63 anos chamado Avraham Trahtman.

Qual a importância deste facto? Ora, a importância é que este método pode revolucinar inúmeras áreas que vão desde a navegação até à forma como o tráfego é direccionado dentro de uma rede.

Mas mais impressionante é que este método permite dar direcções que vos levam sempre ao destino, independentemente do ponto em que se encontram!
Lembram-se daquelas vezes em que um amigo vos telefonou para saber como chegar até vossa casa? Com este método podiam dar-lhe instruções sem saber onde ele estava, e era garantido que ia chegar a vossa casa. Impressionante.

Vejam este exemplo que está na Wikipedia.

Estando em qualquer ponto deste mapa, se seguirem sempre um caminho na sequência "azul-vermelho-vermelho" é garantido que chegam ao ponto amarelo.

De forma semelhante, se seguirem a sequência "azul-azul-vermelho", qualquer que seja o ponto de partida, chegarão sempre ao ponto verde.

E ainda dizem que a matemática é chata! :)


via [MSNBC]

3 comentários:

  1. Simplesmente fantástico e extremamente interessante! ;o)

    ResponderEliminar
  2. Ou eu não percebi ou isto não está correcto, basta tomar alguns exemplos como:

    1. partindo do ponto mais baixo não se chega nem ao amarelo nem ao verde com 3 movimentos

    2. partindo do ponto mais a direita não se chega ao ponto verde

    3. ... e mais alguns assim à primeira vista...

    corrijam-me se estiver errado pf

    Abraço e parabéns pelo interessante blog ;)

    ResponderEliminar
  3. @Meira

    Obrigado por achares o blog interessante.

    Quanto ao "problema", a questão não é chegar ao ponto final em apenas 3 movimentos, mas sim o facto de, ao repetir essa sequência (quantas vezes for necessário) vais chegar ao tal destino.

    Se partires do ponto em baixo, basta repetires a sequência "azul-vermelho-vermelho" duas vezes, e estás no ponto amarelo.

    Para chegares ao ponto verde, terias que repetir a sequência "azul-azul-vermelho" três vezes - obviamente que não era o caminho mais curto nem o mais eficiente - mas o propósito destas instruções é que funcionam independentemente do ponto original em que te encontres... daí a "curiosidade" da coisa. :)

    (sem contar com o facto de, se levassemos em consideração a detecção do ponto de destino a cada passo da sequência, então poupavam-se ciclos em "falso" e ficaria logo mais eficiente)

    ResponderEliminar