2008/04/04

Cliffside, WiFi em "stereo"

Confesso que fiquei desapontado...
Quando li esta notícia pensava que iam finalmente resolver um dos maiores problemas do WiFi (na minha opinião) que é a impossibilidade de ligar a duas (ou mais) redes WiFi simultaneamente com um único adaptador de rede.

Havia uma experiências aqui há uns anos que apontavam nesse sentido (da Microsoft ou da Intel - já não me lembro bem,) mas nunca deram frutos reais.

Edit: era o VirtualWifi da Microsoft. :)

Pode não fazer falta a muita gente, mas diariamente sou confrontado com a necessidade de estar ligado quase permanentemente a duas redes WiFi diferentes, e isso é uma dor de cabeça.

Quando vi este "cliffside", pensei logo - finalmente! Lembraram-se de mim!

Mas não (embora seja um passo nesse sentido.) Trata-se apenas de, com um único adaptador wireless, estar ligado a uma (única) rede WiFi, e criar uma outra rede PAN para uso específico - ao estilo Bluetooth, mas usando o WiFi.

Vamos lá ver se isso se desenvolve e se permite a ligação WiFi "pura" a várias redes, que isso sim... dava-me jeito. :)

6 comentários:

  1. Não me parece, sinceramente, que alguma vez tenhas essa possibilidade (pelo menos nos actuais moldes da norma 802.11X)

    De qualquer forma, como é que era suposto conseguíres estar pendurado em duas redes distintas se, por exemplo, ambas utilizassem o mesmo segmento de rede? :oP

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  2. Possibilidade existe sempre, usando o tal VirtualWifi (mas sendo sempre uma solução experimental.)

    A única coisa que se "pede" é que a placa de rede funcionasse como sendo "2 placas virtuais", tal como habitualmente muitas motherboard trazem 2 ethernets independentes.

    Obviamente, tal como não podes estar ligado a duas redes "com fio" com o mesmo IP, tal também não seria possível no Wi-Fi. Isso já era pedir demais. :)

    ResponderEliminar
  3. A fonera faz isso de certa forma. Apresenta-se ao mundo com 2 redes wifi independentes mais uma fixa. Não sei se o hardware não será especial,mas não me parece pelas specs:

    http://www.atheros.com/pt/AR5006AP-G.htm

    ResponderEliminar
  4. Sim, e vários outros router também o fazem.
    A nível de hardware é tudo o mesmo, é só uma questão do firmware/software o permitir.

    ResponderEliminar
  5. BUGabundo19/5/09 10:58

    Na realidade e' mais q software... requer dois sistemas de radio

    ResponderEliminar
  6. @BUGabundo

    Não necessariamente. Eles estão a virtualizar o hardware, usando o hardware wifi da mesma forma que se usa um CPU para fazer "multi-tarefa".

    Daí que, por agora eles estejam a restringir o acesso a apenas 2 redes por placa - para não estragar demasiado a performance.
    Com hardware mais avançado, que permita "comutar" mais rapidamente entre vários estados, talvez se possa aumentar isso ainda mais (se houver interesse.)

    ResponderEliminar