2008/04/22

Google Updater Service

Por norma, sou defensor dos serviços do Google. A sua política de oferecer a maioria dos seus serviços de forma gratuita em troca de uns quantos anúncios mostrados de forma não demasiadamente abusiva parece-me uma boa opção.

Desde o incontornável Gmail, Calendar e Documents, e passando pelo SketchUp e pelo hipnotizante Google Earth, não há dia em que não use os seus serviços e programas.

Mas foi exactamente graças ao Google Earth que detectei uma ligeira aleração...
Quando fui fazer o download da última versão do Google Earth, não foi o Google Earth que me saiu na rifa mas sim um tal de Google Updater.

Na altura nem pensei duas vezes... ok, um programa para me fazer o update do Earth, siga!
O que é certo é que não é "apenas" um programa para me actualizar o Google Earth da anterior versão para a actual, mas sim um serviço que fica a correr continuamente no meu computador e que verifica todos os produtos do Google e me oferece actualizações para eles.

O pior de tudo é que nem me lembro de me ter sido perguntado se queria isso ou não. Porque, se até é possível desligar os updates do Windows, porque razão não é possível desligar os updates do Google? Mesmo desactivando a opção nas preferências do Google Updater, o raio do serviço continua a ser executado, sendo necessário ir manualmente aos serviços e desactivá-lo.

Ok, dir-me-ão que estou a ser paranóico, e que se confio no Google o suficiente para lá ter todos os meus emails, então não é um serviço destes (que aliás, a ver pela memória ocupada, me parece estar bem programado e não ocupa recursos por aí adiante) que me deve preocupar.

Mas... seria bom ter a "opção", não?

De qualquer maneira aqui deixo as informações relativas ao Google Updater e como pará-lo ou removê-lo.


1. Ao instalar software do Google, sujeitam-se a levar com o Google Updater em: "C:\Program Files\Google\Common\Google Updater".


2. Este processo instala um serviço no registry - localizado em:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\gusvc

Este serviço "gusvc" está definido como tendo arranque automático sempre que iniciam o vosso computador, arrancando o processo GoogleUpdaterService.exe (processo gerido pelo SCM - Service Control Manager.)


3. Isto faz com que o "GoogleUpdaterService.exe" esteja continuamente a ser executado durante todo o tempo que tenham o computador ligado. Supõe-se que passe 99.9% do tempo sem fazer nada, verificando apenas ocasionalmente se existem novas versões do software do Google que têm instalado no vosso computador. A única coisa que o Google nos diz relativamente ao serviço é:

The Google Updater Service is a Windows service that updates Google software that users have chosen to install. It ensures users have the most current software available. It is being distributed to ensure users' Google Toolbar search bars are Vista compatible
Pois... mas eu nem sequer uso o Vista, e prefiro fazer os updates manualmente, porque motivo tenho que gramar com ele?


4. Terminar o processo manualmente - É só irem ao task manager, verificarem que mostra todos os processos e terminarem o "GoogleUpdaterService.exe". No entanto, isto apenas trata dele durante esta sessão do Windows, quando reiniciarem o PC, ele voltará a ser executado.


5. Se não o quiserem a correr no vosso PC de forma definitiva, podem mudar o estado do serviço de forma permanente. Para isso executem o comando "services.msc" para correr o gestor de serviços e procurem pelo serviço "gusvc": párem-no e coloquem-no em modo desactivado. O serviço permanecerá no registry, mas não deverá voltar a ser executado - pelo menos até que corram qualquer novo update do Google.

6. Podem também usar o uninstall do Google Updater; ou ir ao registry e apagar a chave em questão que foi mencionada no passo 2.

7. Em último caso, podem também ir à pasta do program e apagar os executáveis: "GoogleUpdaterService.exe"


É que, para cúmulo dos cúmlos, nunca tive problemas a instalar fosse o que fosse, e desde que me saiu este "updater" na rifa, queixa-se que não consegue actualizar o Google Earth para a última versão! Imagine-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)