2008/04/23

MSN Music Dá Baile aos Clientes

Vocês nem conseguem imaginar como isto me revolta. Mais uma vez, é esta a forma com que as "corporações" tratam os clientes que fazem tudo legalmente: a Microsoft vai desactivar o servidor de autenticação DRM que usava na sua MSN Music Store.

O que significa isto?

É simples; vocês compraram música - que supostamente é vossa - mas vão deixar de ter direito a usufruir dela.
Isto é, claro que continuarão a poder ouvi-la no computador onde ela está neste momento, mas se alguma vez precisarem de a passar para outro disco, ou fazer um upgrade ao disco ou ao sistema operativo... adeus!
Portanto, é simples... é só manterem o vosso PC muito bem tratadinho, durante o resto da vossa vida e rezar para que nada corra mal (estou mesmo a imaginar, alguém continuar a usar um destes Sistemas Operativos daqui a 20 ou 30 anos...)

Claro que, podem sempre usar uma das técnicas que eles sugerem: gravar as músicas para CD e fazer o rip delas. Mas... não é isso o equivalente a estar a chamar "burro" aos seus clientes?

... claro que, metade da culpa é das pessoas que aceitaram pagar por uma coisa dessas.

Que mais é que é preciso para ficar provado de uma vez por todas que este tipo de DRM simplesmente não funciona?

3 comentários:

  1. Esse tipo de DRM... e o que tens a dizer sobre os dois tipos de DRM da Apple na iTunes Store?

    ResponderEliminar
  2. Também são um atentado...
    Felizmente que há ferramentas para dar a volta a isso.

    Mas mais uma vez, assiste-se à inversão da lógica:
    Quem compra, está "lixado", sujeito a essas mudanças do vento do vendedor. "Ah, hoje decidimos que vamos deixar de suportar o formato que dissemos que iriamos suportar para o resto da vida."
    E ainda por cima pagou por aquilo!

    Enquanto que quem "pirata", usa como quer e bem lhe apetece.

    Ainda bem que a moda actual vai no sentido de vender a música online sem DRM... Pode ser que eventualmente cheguem à conclusão que os milhões gastos no desenvolvimento desses DRMs são um puro desperdício de tempo, dinheiro e recursos.

    ResponderEliminar
  3. Venda de música sem DRM também concordo. E aí está uma das vertentes que me referia sobre a Apple e o seu iTunes Plus. O iTunes Plus não tem DRM com restrições. O ficheiro AAC (256) é totalmente livre.
    Na verdade existe secretamente no ficheiro alguns dados de quem o comprou. Mas só isso mesmo: dados. E se calhar até que é um bom principio pois se alguém quiser pôr em redes P2P fica-se a saber a origem dele.

    ResponderEliminar