Se andam apaixonados pelos ultra-portáteis de baixo custo que têm surgido como cogumelos desde que a Asus acertou no "jackpot" com o seu Eee PC, o meu conselho é que esperem mais 2 ou 3 meses.
Bem sei que é sempre difícil esperar, e que - quando quer que seja que se compre um portátil - é inevitável que nos meses seguintes logo surja novo e mais apetecível modelo. Mas neste caso, com as novas ofertas da Asus, MSI, Everex, e HP, é o MSI Wind que parece mais bem posicionado.
- O Eee PC é um sucesso, disso ninguém duvida, no entanto falha nalguns pontos críticos, nomeadamente: o tamanho e resolução do seu LCD, e o teclado pequeno que requer habituação. Veremos que tal o modelo mais recente, com mais resolução, se irá portar face à concorrência.
- O HP Mini é bem mais interessante nesse aspecto, com resolução suficiente, e um teclado com 92% do tamanho normal - o que vai agradar a quem passar horas a teclar; para além da excelente qualidade nos acabamentos. O único "desleixo" é o CPU da Via, que podia ser bem mais moderno e eficiente (algo que está prometido para os próximos meses.)
- O MSI Wind, embora chegue mais tarde, parece colmatar todas estas falhas: oferecendo resolução suficiente, um teclado semelhante ao do HP, e ainda a mais recente plataforma da Intel, o Atom. Por esse motivo, parece ser o primeiro a conjugar "tudo" aquilo que eu critiquei como faltando no Eee PC. No entanto, até que efectivamente chegue ao mercado, também os outros fabricantes poderão apresentar algumas novidades.
A única questão que fica por esclarecer (embora algumas marcas já o tenham mencionado) seria o touchscreen, que poderia ser útil para quem quiser usar - por exemplo - o seu mini-portátil enquanto conduz.
Obviamente, que temos ainda outras possibilidades, como este Fukato de 280 Euros, ou o ultra portátil religioso Jisus de 299 Euros.
Na altura em que fiz o review ao Eee PC, não havia qualquer tipo de concorrência neste segmento ultra portátil de baixo custo com preços abaixo dos 500 euros - neste Verão que se aproxima, as coisas prometem ser bem mais quentes. :)
Já estava na altura de arranjar um para mim já... :)
ResponderEliminarBTW, acho que o HP é só para 2010 ou 2012.
Tenho ideia que li isso no /.
Tens a certeza que quando isso vem cá para fora?
Cumprimentos
Já está cá fora.
ResponderEliminar"lá fora" pelo menos... como sempre para Portugal é tarde e nunca. :)
Vou esperar até depois do Verão, para ver que tal se portam os Atom da Intel, e depois decido.