Ora aqui está mais uma notícia para baralhar ainda mais aqueles que estão com dúvidas entre comprar um MSI Wind ou um Asus Eee PC.
Se o MSI tem tudo aquilo que o Eee PC deveria ter tido desde o início (e particularmente o LCD maior e com mais resolução - que foi corrigido pela Asus na segunda geração do Eee PC) trazer o mais recente CPU da Intel, o Atom, era também motivo de atracção.
No entanto, testes feitos num Wind de pré-produção vêm revelar que afinal não há assim tanta diferença ao nível das performances entre o Atom do Wind e o Celeron existente nos Eee PC.
Estes testes não nos dizem, no entanto, qual a diferença ao nível da autonomia... Porque a performance do Atom só faz sentido ser analisada relativamente ao seu consumo energético, por exemplo: se o Atom for 10% mais lento que um Celeron, mas gastar apenas 50% da energia consumida, continuará a ser uma opção viável para este tipo de dispositivos portáteis.
Bem, o que é certo é que a Asus também vai integrar este Intel Atom nos seus Eee PCs a partir de Junho/Julho, pelo que... a escolha vai depender exclusivamente do gosto pessoal de cada um.
Pssst... Asus... metam um touchscreen no Eee PC 901 com o Atom e assim já não penso duas vezes.
via [Engadget]
2008/05/21
Atom: Wind vs Eee
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Boas. Acompanho o seu blog porque também sou fã do EeePC e afins, bem como da temática do mesmo. E pela primeira vez vou "opinar" sobre um post seu. Este quadro é bastante "enganador" e não só onde refere, no consumo do portátil. Vejamos, a memória do Wind é de menor velocidade (por acaso não percebo bem porquê), no entanto tem mais pontos no memory score (+-30%). A parte do teste ao acesso ao disco é da noite para o dia, +-400% e mais um pormenor MUITO importante, no Wind está o Vista (de longe muito pior para a performance e muitissimo mais pesado do que o XP no EeePC). No entanto fica um outro pormenor, para quando podermos ter isto por cá? Tou farto de esperar... Continue o excelente trabalho que desenvolve neste blog e no "This is Your Amiga Speaking" que também sigo com muito interesse. Se alguma vez quiser, pode sempre dar uma voltinha no meu opensourceportugal.blogspot.com.
ResponderEliminarObrigado pelo comentário.
ResponderEliminarSim, tem toda a razão nisso que refere, e por isso é que apenas falei relativamente ao "benchmark" do CPU.
Quanto à memória, para além da velocidade das DIMMs, de certeza que é afectada pela aruitectura do CPU, a sua cache, e o chipset utilizado, pelo que não podem ser comparados directamente.
Quanto ao valores do disco rígido, se aquilo não tiver sido um bug, então o MSI Wind é mesmo excelente nesse aspecto - e é um aspecto importante, uma vez que o disco acaba por ser, na maior parte das vezes, o factor que mais "arrasta" a performance de um computador.
(E sabendo que a memória Flash que faz a vez de "disco" no Eee PC nem
é das mais lentas)
Boas. À semelhança do open source portugal, também tenho acompanhado o seu blog desde, pelo menos quando fez a review do eeepc. Venho também cá dar a opinião pela primeira vez porque tenho um eeepc 4G, e queria meter mais um bocado de lenha na fogueira ;P. Antes de mais, deve ter havido um erro no quadro porque diz que a memória do Wind é DDR2 333MHz...como a performance é superior ao eeepc 900 deduzo que seja 533MHz, e não 333MHz, até porque nunca vi memórias DDR2 com menos de 400MHz. No que diz respeito ao teste em si, devia haver mais um parâmetro a testar: o calor gerado pelos portáteis, isto porque o celeron M que vem no eeepc 400 aquece muito...pelo que acho que a melhor opção seria esperar pela nova versão do eeepc (901?) ou pelo Wind, porque pelo que vi, os portáteis até agora equipados com processadores de fabrico de 45nm aquecem bastante pouco, e parecem ter autonomia maior.
ResponderEliminarContinuação de bom trabalho que tem feito neste blog. Abraço.
@Mourão
ResponderEliminarObrigado pelo comentário. :)
Mas voltando ao assunto...
Quem já teve a oportunidade de experimentar o Wind disse que ele aquece muito pouco e raramente se ouve a ventoinha - o que vai de encontro ao que se espera do Atom.
Eu estou a ver que a escolha final vai ser mesmo entre o design do Wind, ou o tamanho ligeiramente mais reduzido do Eee PC 901 (o que irá sair com o Atom.)
Isto se, o Eee PC com LCD de 10" não surgir entretanto para baralhar ainda mais as coisas.
O problema do Eee PC é que, para um mini-portátil que supostamente iria custar cerca de $200, já começa a chegar aos $650... e isso - quanto a mim - retira muito do interesse de um portatil que se quer de baixo custo.
Vamos lá ver se a ASUS nos dá alguma surpresa agradável nesse campo (em parte devido à concorrência das outras marcas.)