2008/06/25

Apple Snow Leopard de Dieta

Após décadas a assistirmos a novas versões de programas e sistemas operativos cada vez mais "pesados", é bom ver que finalmente as coisas começam a ter o sentido inverso.

É a época da eficiência. E tal como nos automóveis onde os fabricantes tentam livrar-se dos quilos extra em busca de consumos mais reduzidos e menos emissões poluentes, também a Apple está a fazer pela vida.

A próxima versão do seu sistema operativo, o OS X Snow Leopard, vai sofrer uma lipo-aspiração que fará com que se poupem muitos Megabytes.


Se é agradável ver o "Mail" a passar de 287MB para apenas 91Mb, não deixa de ser impressionante ver outras aplicações como o Automator, Calculator, Font Book, Photo Booth, Stickies e TextEdit passarem de dezenas de Megabytes para apenas 1 ou 2 Mb.

Espermos que seja uma tendência que seja seguida por toda a comunidade de programadores, independentemente do sistema operativo utilizado.

via [Apple Insider]

5 comentários:

  1. Essa é a prova que o Snow Leopard não incluirá código PowerPc. Acredito que será Intel-only e isso reflecte-se numa única programação, logo o tal emagrecimento das aplicações. Não pensei é que fosse tanto...

    ResponderEliminar
  2. Sim, isso ajuda a emagrecer o código, mas é óbvio que eles fizeram mais que isso.

    Seja lá o que for, é salutar! :)

    ResponderEliminar
  3. eu pergunto-me é em que raio estavam a ocupar 11MB (pelos vistos desnecessariamente) de calculadora!

    ResponderEliminar
  4. Ora... tinha todas as tabuadas guardadas até aos 10000000000 x 100000000 para acelerar os cálculos.

    ResponderEliminar
  5. Ia responder mas já vi que já o disseram: deve ter a ver com o código powerpc que vai sair :o)

    Eu já utilizei uma aplicação que servia para fazer uma limpeza porque, infelizmente, as aplicações deles vêm para mais que uma arch e com várias línguas! (o que é completamente desnecessário após estar instalado...)

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar