2008/06/27

Blogger com cara Lavada

Não sei se repararam, mas o Blogger (o serviço de blogs do Google) está com cara lavada.

(Não sei é se está já "efectivo" no blogger standard ou se está apenas disponível no "draft.blogger.com" que é o meu poiso habitual.)
[Update: é mesmo só no http://draft.blogger.com por enquanto, mas são alterações que em breve deverão passar para a versão oficial.]

Para começar, no painel principal, aparece uma check box para permitir usar o "draft" como editor pré-definido.

Depois, na criação de mensagens, temos os botões remodelados - mas não só: o processo de upload das fotografias está mais rápido e eficiente, e ao arrastar a imagem na caixa do texto, ela faz automaticamente o float à esquerda, centro, direita. Clicando duas vezes na imagem, surge então a opção de redimensionamento. Bem mais prático do que ter que seleccionar aquilo na altura do upload.

O preview do post passa a ser feito numa janela "popup", e mesmo no modo de compose, o espaço ocupado por objectos como vídeos do youtube passam a estar "visíveis" em vez de desaparecerem completamente.

Se são fãs das estrelinhas, passa também a ser possível adicionar um star rating aos vossos posts.
(Quem estiver com problemas a activar as estrelinhas, pode dar um salto aqui para ver explicações mais detalhadas.)

Passa a estar disponível também um função de import/export, que permite transferir blogs de um sítio para o outro, assim como juntar "dois em um", e também fazer o backup do vosso blog no vosso próprio computador.

E uma das grandes falhas (na minha opinião) está também a ser tratada, os comentários! Finalmente vai passar a responder-se aos posts e comments numa form no fim dos comentários.
Infelizmente tem ainda alguns pormenores por resolver - como o facto de não permitir seleccionar os "follow-up comments", mas deve ser resolvido em breve,

Isto está tudo em "remodelação", e de cada vez que visito o site, novas funções surgem... (por exemplo, de momento não existe nenhuma opção no modo "Edit HTML" algo que provavelmente vai ser corrigido em breve.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)