... se não houver programadores a fazer programas para ele?
É exactamente isso que se passa com o Windows Vista da Microsoft. E embora a MS anuncie que aquilo é um sucesso (pudera - com o Vista a ser impingido em quase todos os computadores novos, mesmo que depois muitos deles sejam "downgraded" para o XP ou até mesmo Linux) a verdade é que a realidade é um pouco diferente: como se pode ver neste relatório.
Apenas 8% dos programadores inquiridos estão a desenvolver programas para o Vista. 8%!
Compare-se com a percentagem que ainda trabalha para o XP: 49%.
E mesmo para 2009, o panorama não é animador para a MS, subindo de 9% para 24%, mas mesmo assim abaixo do XP, com 29% da quota.
O grande vencedor tem sido o Mac OS com uma explosão no número de programadores a trabalhar para ele, assim como o Linux que vem lentamente (mas constantemente) a ganhar mercado.
via [Cnet e Fortune]
Talvez seja por isso que já há rumores que a MS está a acelerar o Windows 7 ao máximo, com datas já para 2009.
Por um lado, acho que já é tempo das pessoas se concentrarem mais no software que usam, e não no sistema operativo... E isso "obriga" a que se utilizem formatos aberto que possam ser livremente partilhados por todos.
2008/06/16
E para que serve um Sistema Operativo?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
e o Linux nem aparece no gráfico... lol
ResponderEliminarSegundo aquele relatório, Linux ainda é responsável por menos de 1% dos computadores domésticos.
ResponderEliminar(Se fores ver o mercado dos servidores, o cenário é bem diferente.)
Pessoalmente, pela migração a que tenho assistido, não me surpreenderia se dentro de muito pouco tempo estivesse bem acima disso. Se há poucos anos, conhecia apenas duas ou três pessoas que usavam Linux a tempo inteiro - actualmente já começam a ser dúzias... e estou a falar de utilizadores "comuns" e não de "geeks" - como habitualmente se fala.