2008/06/20

HDTV - A nova Baixa Definição

Andava tudo (pelo menos, alguns sortudos) a ver o Euro em Alta-Definição a 1080i e a achar aquilo impressionante - quando na realidade, mal sabem vocês que essas coisas de HD, com os seus 720p, 1080i, 1080p e sei lá que mais... são uma tristeza.

Ah pois são. É que, ainda mal isso começa a aparecer por cá, e noutras partes do Mundo já estão a tratar de sistemas com resoluções de 7,680 x 4,320 pixels, como foi recentemente demonstrado pela NHK, projectados numa tela com 6.6 x 3.7 metros, com 8,000 lumens.

Nada mais nada menos que 16x mais resolução que a Alta-Definição convencional.

Vai ser a desgraça das maquilhadoras... com as actrizes/apresentadoras a mostrarem todo o seu "esplendor" natural no mais ínfimo detalhe.

Relembro que nos cinemas "topo-de-gama", têm - quando muito - 4k de resolução, metade do que este sistema apresenta. E na maior parte dos casos, temos apenas projectores 2k, o equivalente à maioria das cópias em película normal.

O que vale, é que no meu CRT de 12", qualquer coisa parece alta-(in)definição! :)

via [Engadget]

2 comentários:

  1. Olá.
    Visto não ter encontrado nenhum email no blog nem uma página de contactos deixo aqui o convite para participar no projecto Planetuga.
    O seu blog foi sujeito a uma votação interna por parte dos membros e foi aprovada a sua inclusão.
    Aguardo a sua confirmação para proceder à agregação e consequente inclusão na mailling-list (da qual vou necessitar de um email).
    Cumprimentos,
    Francisco Costa

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar