2008/06/13

Multi-Touch - O que é?

Os touchscreens estão na moda, particularmente os ditos "multi-touch" capazes de detectar mais que um toque - vulgarizado pelo iPhone - no entanto, o Peter (responsávelo pelo projecto MPX - Multi Pointer para o X Server) relembrou e bem que há diferenças entre um sistema "multi-ponteiro" e um verdadeiro sistema "multi-touch".

A maioria dos dispositivos actuais, mesmo sendo publicitados como "multi-touch", são na realidade apenas "multi-ponteiro". Isto é, são capazes de detectar e processar vários pontos de contacto na sua superfície (ou provenientes de vários dispositivos apontadores.)

Ou seja, se pressionarem 3 pontos no ecrã simultaneamente, o sistema é capaz de dizer que estão a carregar nas coordenadas (x1,y1) (x2,y2) (x3,y3) e mais nada - quer esse estejam a carregar nesses pontos com três dedos ou com dois dedos e uma caneta, ou ainda com qualquer outro objecto.

Um sistema verdadeiramente multitouch é bastante mais complexo, pois permite saber exactamente a forma da superfície de contacto com o touchscreen. Sendo possível determinar se é um dedo, uma stylus, uma mão, ou um qualquer outro objecto. (Algo que já todos terão visto certamente no sistema Surface da Microsoft.)

Por agora quase todos esses sistemas requerem uma câmara de vídeo que detecta luz infravermelho, mas vários fabricantes estão já a trabalhar no sentido de permitir paineis LCDs com capacidade verdadeiramente multitouch, tendo emissores e receptores de IR distribuidos entre os pixeis do painel.

Os interfaces estão ainda a começar a adaptar-se ao sistema multi-ponto, sendo provável que ainda demore mais algum tempo até que standards surjam, tal como o "rato-teclado" que dominou a utilização dos computadores (modernos) até aos nossos dias. Software que tire partido do verdadeiro multitouch obriga a maior complexidade, mas será algo que estará cada vez mais em destaque assim que o hardware que o permite se torne comercialmente viável.

Uma coisa é certa... ninguém pode escapar da "geração touch".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)