2008/06/06

Sony Lança novos LCDs - 70" e LEDs

Estava a ver que nunca mais.
(E para provar que, apesar da minha opinião pessoal quanto às políticas de funcionamento da Sony, continuo a ser imparcial na apresentação de produtos :)

A Sony finalmente anunciou os seus novos modelos de LCDs, incluindo alguns que vêm deitar mais lenha na fogueira LCD vs Plasmas.

Para começar, o tamanho:
A Sony passa agora a ter LCDs de até 70" (ora, era mesmo um destes que eu precisava aqui em casa.)
Infelizmente, este modelo não é o "topo-de-gama", sendo esse título reservado aos novos XBR8 (até 55".)

Estes XBR8, por sua vez têm iluminação por LEDs no que a Sony chama "TRILUMINOS three-color LED backlight technology" e os resultados parecem ser "milagrosos."

Ora veja-se a seguinte foto, de um LCD e de um Plasma, lado a lado.



Habitualmente, não haveria dúvidas, no lado esquerdo teríamos o Plasma e o LCD no lado direito, com os seus níveis de negro "cinzentões". No entanto, nesta fotografia temos o Plasma no lado direito, e no lado esquerdo temos um LCD Sony KDL-55XBR8.
(Levar estas comparações com cautela, porque tendo sido feitos por uma marca a querer falar mal de outra, nada nos garante que o Plasma - que se pensa ser um Pioneer - estivesse correctamente ajustado... :)
Mas refira-se que há pouco tempo atrás, a Pionneer fez uma demonstração semelhantes, para "queimar" os LCDs de Samsung e Sony... portanto... foi uma resposta justa.

Mas de qualquer forma, é sinal que os LCDs com iluminação por LED podem ter resultados interessantes - tal como se sabia há anos... mas que só agora começam a chegar ao mercado.

Agora só falta que estes TRILUMINOS cheguem ao modelo de 70" e passem a custar 1000 ou 1500 Euros. :)

Outro módulo interessante da Sony, é um emissor e receptor de HDMI sem fios, que também integra um leitor de DVD "slot-in". O emissor tem entrada para 4 HDMIs, pelo que poderá ser o ideal para quem tiver problemas de ligar todos os seus aparelhos HDMI a uma única Televisão (ou projector, situado a metros de distância num sítio onde não seja prático passar cabos.)

via [Gizmodo, Gizmodo e Gizmodo]

5 comentários:

  1. Gostei de ambas as novidades. Se a Apple lançasse um AppleTV com um leitor Blu-Ray, tal como esse, é que era...

    ResponderEliminar
  2. Blu Ray? Tu acreditas no sucesso disso?... Pensavas que estavas já mais à frente, sabendo as vantagens da distribuição de conteúdo digital. :)

    ResponderEliminar
  3. Acho que vai acabar por vingar sim. E repara que dessa forma tinhamos com um Apple TV o melhor dos dois mundos para o HD (via net/computador e via Blu-Ray)...
    E já não era necessário comprar um leitor/PS3 de Blu-Ray.

    Acredito muito nas vantages da distribuição mas descarregar nestes tempos ainda montes de gigas pela net (e o tempo que demoram) ainda não será a mais eficaz mas o caminho será esse...

    ResponderEliminar
  4. Com a minha ligação 18Mbits consigo fazer downloads a 2.1MBytes/seg efectivos.

    8GB (um filme 1080p em h264, praticamente indistinguível de um Bluray de 40GB) estão a 1h05 de distância, nada de exagerado.

    Mesmo que se estivesse a falar dos 40 ou 50GB completos de um "bluray", estamos a falar de 5 ou 6h.

    E ter em conta que as velocidades da Net estão com tendência para subir bastante - a Netcabo tinha anunciado 100Mbits até fim do ano, e 200Mbits para breve... o que tornará esses downloads ainda mais atractivos.

    ResponderEliminar
  5. A minha net é igual á tua... e tens razão mas o que nos dá a ZON Netcabo de bom não encontram os outros que têm ADSL.
    Mas sem dúvida que o caminho certo é mesmo esse.
    Tem é de se massificar...

    ResponderEliminar