2008/07/12

Afinal os SSD Poupam Bateria

Tal como tinha dito, aqueles resultados obtidos no teste do Tom's Hardware, em que os SSD reduziram a autonomia de um portátil relativamente a utilização de um disco rígido convencional, não correspondiam à realidade.

Outros testes feitos por outro site reveleram que, para além da melhor performance, o SSD usado gastou menos energia. Desta vez, foi usado um teste que simula o uso normal de navegar na internet - que à partida resulta em valores muito mais aproximados de um uso normal.



A diferença não foi abismal, tendo os SSD aguentado mais 10 minutos que um disco rígido, mas está longe do resultado de menos 1h de autonomia obtido nos testes do Tom's.
Agora, é só esperar que os SSD evoluam ainda mais, quer em performance quer em poupança de energia - e principalmente... que baixem de preço! :)

[Actualização]
E a própria Samsung anuncia que vai comercializar em massa os SSDs de 64 e 128GB no fim do ano - por um "baixo custo."
Com 70MB/s de escrita e 90MB/s de leitura, não serão os mais rápidos - mas o preço poderá finalmente tornar os SSD uma realidade para todos nós. E para quem ainda tiver dúvidas quanto aos consumos, estes Samsung gastam 0.2W em idle e 0.5W em actividade.

via [laptopmag]

2 comentários:

  1. Atenção que ainda há mais que se lhe diga sobre os SSDs!

    Não basta apenas o facto de durarem mais 10 minutos mas, se são mais rápidos em escritas e leituras, vão melhorar a performance global do sistema o que vai permitir a utilizadores pro-eficientes maximizarem o trabalho!

    Ou seja, no mesmo espaço de tempo, fazemos mais!

    Acredita que o grande problema que tenho hoje em dia é que os PCs são lentos de mais para o que quero fazer deles...(e sei o que estou a instalar e faço manutenções regulares)...

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  2. Sim, hoje em dia o verdadeiro "bottleneck" na maioria das aplicaçoes são mesmo os sistemas de "armazenamento"/discos rígidos.

    Desde o meu primeiro PC que sempre fui apologista de ter no mínimo 2 discos rígidos, para poder optmizar as transferencias/acessos.

    No meu 2º PC tinha 3 discos. Que era uma maravilha para trabalhar com vídeo: ler o video de um disco, o audio de outro, e fazer o "mix" no terceiro.

    (sempre me horrorizou ver um disco a "trashar" quando se copiam milhares de coisas/MB/GB de uma particao para outra, no mesmo disco físico.)

    Depois, com os "avanços tecnológicos", e muitos meses de poupanças, quando montei o meu PC "actual" há 2 ou 3 anos, se houve coisa em que "apostei" foi mesmo nisso.

    Daí ter 4x Discos Sata em Raid 0 + 2x IDEs noutro Raid 0.

    :)

    ResponderEliminar