Ok, antes de mais deixem-me salvaguardar certos pontos, antes que comecem a criticar:
(mas podem criticar na mesma, obviamente ;)
Isto é um procedimento para situações batante específicas, e não pretende ser a "melhor forma" para todos os outros casos!
Pra bem, adiante então:
Qualquer que seja o sistema operativo, é bastante provável que o sistema operativo (e outros programas) escrevam regularmente informações no disco rígido nos chamados "logs".
Ora, se isto nem merece muita atenção (pois é algo que acontece "por trás das cortinas") há situações em que tal pode beneficiar de umas ligeiras modificações: como, por exemplo, no caso de um portátil com disco Flash.
Se os SSD mais modernos são suficientemente inteligentes para fazerem o chamado wear leveling, poderá haver mesmo assim situações onde interesse poupar o número de escritas frequentes - quer seja para poupar a "flash", quer seja por motivos de eficiência energética, permitindo que o disco se mantenha em "idle" durante bastante mais tempo.
Assim sendo, é possível fazer com que guardem os logs na memória RAM, e que estes apenas sejam escritos para o disco quando se fizer um shutdown. Isto evitará centenas ou milhares de ciclos de escrita no vosso disco local (seja SSD ou magnético) e melhorará a autonomia e performance do vosso computador.
Evidentemente, se o vosso computador sofrer um "crash", perderão os logs que estavam em RAM - mas felizmente isso é uma situação difícil de acontecer numa instalação Linux. :)
(E o principal motivo deste artigo, é para que sirva de referência para quando eu tiver o meu Eee PC/Aspire One/MSI Wind, ou o que calhar! :)
via [Linux.com]
2008/07/17
Logs Linux em Ram
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
hummm n deveria ser so qd desligares, mas em intervalos regulares, apos a escrita pro disco de outras aplicaçoes.
ResponderEliminarÉ q se hibernares podes passar semanas/meses sem fazer shutdown.
O único problema mesmo seria só em caso de "crash" do sistema.
ResponderEliminarPorque senão, não há inconveniente de aquilo ficar meses na memória.
Mas, quem estiver preocupado com isso, pode meter um script no cron a mandar os logs para o disco de X em X tempo. :)
chkconfig sysklogd off :oP
ResponderEliminarkillall -9 syslogd
Mais eficiente que isso não há! :)
ResponderEliminar