2008/07/04

Notícias do Dia

Como seria de esperar, começam a surgir as primeiras informações sobre os preços do iPhone 3G em Portugal.
A acreditar no que tem sido dito, a Optimus já começou a contactar as pessoas que fizeram a pré-reserva (e que pagaram 50 Euros "às cegas") dizendo que:

Os preços do iPhone 3G de 8GB e 16GB serão de 500 e 600 Euros. Ponto final, parágrafo.

Isto parece indicar que, pelo menos numa primeira fase, a Optimus não se quer meter em trabalhos com contratos de fidelização (não querendo com isto dizer que não haja o habitual periodo de permanência.)

Se por um lado este método obriga a um investimento inicial, por outro lado permite a cada um manter o tarifário que muito bem entender sem qualquer restrição ou obrigação. Estando ainda anunciado novos tarifários "especiais" para o iPhone (que se presume serem aditivos que priveligiem o tráfego de dados a um preço mais atraente que os actuais.)

Sabendo que a Vodafone não é conhecida por dar nada a ninguém (e andando na maior parte das vezes a "reboque" dos tarifários que a Optimus oferece) prevê-se que opte por um sistema semelhante.

Não posso dizer que esteja surpreendido por isto... apenas fico triste por ver países com populações em melhor situação económica conseguirem melhores condições (como é o caso da Holanda.)

O mínimo que poderiam fazer seria apresentarem o preço de aquisição do equipamento mais condizente com o real custo do aparelho: $500 e $600 USD refelectem-se em 320 e 380 Euros - pelo que, já aí é notória a "inflação" especulatória que está a ser feita (60% de lucro, só na diferença cambial!). Chama-se a isso, pura ganância.

Mas, estamos em Portugal... já estamos tão habituados que nem estranhamos...



Bem, adiante...
Para além dos novos Eee PC que tâm sido anunciados, é agora a vez de ser apresentado um Eee PC com 3G incorporado - e que suspostamente chegará à Europa já em Setembro.

Isto é tudo muito lindo... mas estou para ver como é que as pessoas e operadoras vão lidar com o "problema" de ser necessário vários cartões para os diversos dispositivos móveis.

Ou estão dispostos a pagar um tarifário 3G para o vosso telemóvel, outro para o vosso mini portátil, outro para o vosso portátil "normal", já para não falar na internet fixa lá de casa?... Parece-me que era altura de alguma operadora oferecer um pacote integrado de Internet que englobasse todos esses casos, não?


And now for something completely different...

O formato PDF é agora um standard ISO!
Tchiii... quem iria imaginar que isto viesse a acontecer? No entanto, mais vale assim do que estarem constantemente a surgir (e desaparecer) novos formatos que fazem com que seja uma dor de cabeça tentar abrir documentos antigos.
(Eu que o diga, que no outro dia precisei de ir rebuscar uns documentos guardados nuns backups e... aquilo estava tudo em formatos proprietários que já não conseguia abrir com os programas actuais.)


Se o vosso Windows anda a "engasgar", é altura de lhe fazerem uma mudança de óleo.
Para isso o site LifeHacker aconselha os 5 melhores programas de manutenção do Windows, desde desfragmentadores a desinstaladores de programas, passando pelo obrigatório anti-spyware.


E por último... lembram-se de vos ter falado do Banshee, o media-player para Linux que faz tudo e mais alguma coisa?
Pois bem, melhor do que palavras, o melhor é verem um vídeo para ficarem convencidos:

3 comentários:

  1. Sobre o iPhone:
    Acho que estão desesperado por verem o que o rival vai apresentar primeiro e assim corrigirem mais competitivamente os tarifários. E se o rival ganhar bastante no tarifário o rival vai pensar que se o outro pode, ele também tem de ganhar parcela idêntica. vai ser do género: Olha mantenham o preço desses tarifários e aumentai só a quantidade dos SMS... o povo paga tudo. Não se importam!

    Sobre o PDF a ISO:
    Acho bem e tem lógica pois o formato tornou-se standard mundial e como se pode ver de forma gratuita com o reader e afins, o caminho seria esse.

    Sobre ficheiros antigos: é realmente uma vergonha as novas versões das mesmas aplicações não abrirem o que é antigo deles. Recordo-me do FreeHand com essas manias...

    Sobre o Banshee:
    Não é bonito de ver a influência que o iTunes espalhou pelo mundo informático? Se a Apple um dia conseguir dar uma nova abordagem ao iTunes... novas transformações irão acontecer por todos os copy-cats...

    Bom artigo, Carlos!

    ResponderEliminar
  2. Olá! Tenho um amigo que fez a pré-reserva com os 50€ e diz que é falso. O que a Optimus anda a perguntar é a quem fez a pré-reserva SEM ter pago os 50€ (outro amigo que confirma isto) e propõem a compra pelos preços que dizes. Ele recusou e perguntou pelos planos de preços que eles confirmaram ir existir mas não deram detalhes...

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, pela info!
    Esta semana vai ser terrível nestes rumores - até que finalmente as operadoras se decidam a "abrir o jogo". :/

    ResponderEliminar