Como seria de esperar, começam a surgir as primeiras informações sobre os preços do iPhone 3G em Portugal.
A acreditar no que tem sido dito, a Optimus já começou a contactar as pessoas que fizeram a pré-reserva (e que pagaram 50 Euros "às cegas") dizendo que:
Os preços do iPhone 3G de 8GB e 16GB serão de 500 e 600 Euros. Ponto final, parágrafo.
Isto parece indicar que, pelo menos numa primeira fase, a Optimus não se quer meter em trabalhos com contratos de fidelização (não querendo com isto dizer que não haja o habitual periodo de permanência.)
Se por um lado este método obriga a um investimento inicial, por outro lado permite a cada um manter o tarifário que muito bem entender sem qualquer restrição ou obrigação. Estando ainda anunciado novos tarifários "especiais" para o iPhone (que se presume serem aditivos que priveligiem o tráfego de dados a um preço mais atraente que os actuais.)
Sabendo que a Vodafone não é conhecida por dar nada a ninguém (e andando na maior parte das vezes a "reboque" dos tarifários que a Optimus oferece) prevê-se que opte por um sistema semelhante.
Não posso dizer que esteja surpreendido por isto... apenas fico triste por ver países com populações em melhor situação económica conseguirem melhores condições (como é o caso da Holanda.)
O mínimo que poderiam fazer seria apresentarem o preço de aquisição do equipamento mais condizente com o real custo do aparelho: $500 e $600 USD refelectem-se em 320 e 380 Euros - pelo que, já aí é notória a "inflação" especulatória que está a ser feita (60% de lucro, só na diferença cambial!). Chama-se a isso, pura ganância.
Mas, estamos em Portugal... já estamos tão habituados que nem estranhamos...
Para além dos novos Eee PC que tâm sido anunciados, é agora a vez de ser apresentado um Eee PC com 3G incorporado - e que suspostamente chegará à Europa já em Setembro.
Isto é tudo muito lindo... mas estou para ver como é que as pessoas e operadoras vão lidar com o "problema" de ser necessário vários cartões para os diversos dispositivos móveis.
Ou estão dispostos a pagar um tarifário 3G para o vosso telemóvel, outro para o vosso mini portátil, outro para o vosso portátil "normal", já para não falar na internet fixa lá de casa?... Parece-me que era altura de alguma operadora oferecer um pacote integrado de Internet que englobasse todos esses casos, não?
And now for something completely different...
Tchiii... quem iria imaginar que isto viesse a acontecer? No entanto, mais vale assim do que estarem constantemente a surgir (e desaparecer) novos formatos que fazem com que seja uma dor de cabeça tentar abrir documentos antigos.
(Eu que o diga, que no outro dia precisei de ir rebuscar uns documentos guardados nuns backups e... aquilo estava tudo em formatos proprietários que já não conseguia abrir com os programas actuais.)
Para isso o site LifeHacker aconselha os 5 melhores programas de manutenção do Windows, desde desfragmentadores a desinstaladores de programas, passando pelo obrigatório anti-spyware.
E por último... lembram-se de vos ter falado do Banshee, o media-player para Linux que faz tudo e mais alguma coisa?
Pois bem, melhor do que palavras, o melhor é verem um vídeo para ficarem convencidos:
Sobre o iPhone:
ResponderEliminarAcho que estão desesperado por verem o que o rival vai apresentar primeiro e assim corrigirem mais competitivamente os tarifários. E se o rival ganhar bastante no tarifário o rival vai pensar que se o outro pode, ele também tem de ganhar parcela idêntica. vai ser do género: Olha mantenham o preço desses tarifários e aumentai só a quantidade dos SMS... o povo paga tudo. Não se importam!
Sobre o PDF a ISO:
Acho bem e tem lógica pois o formato tornou-se standard mundial e como se pode ver de forma gratuita com o reader e afins, o caminho seria esse.
Sobre ficheiros antigos: é realmente uma vergonha as novas versões das mesmas aplicações não abrirem o que é antigo deles. Recordo-me do FreeHand com essas manias...
Sobre o Banshee:
Não é bonito de ver a influência que o iTunes espalhou pelo mundo informático? Se a Apple um dia conseguir dar uma nova abordagem ao iTunes... novas transformações irão acontecer por todos os copy-cats...
Bom artigo, Carlos!
Olá! Tenho um amigo que fez a pré-reserva com os 50€ e diz que é falso. O que a Optimus anda a perguntar é a quem fez a pré-reserva SEM ter pago os 50€ (outro amigo que confirma isto) e propõem a compra pelos preços que dizes. Ele recusou e perguntou pelos planos de preços que eles confirmaram ir existir mas não deram detalhes...
ResponderEliminarObrigado, pela info!
ResponderEliminarEsta semana vai ser terrível nestes rumores - até que finalmente as operadoras se decidam a "abrir o jogo". :/