2008/08/30

Notícias Tecnológicas

Projector DLP Full-HD com LEDs

A Delta anunciou o primeiro projector DLP de alta-definição Full HD (1920x1080) que utiliza LEDs em vez das tradicionais lâmpadas.
Para além do tempo de vida muito superior dos LEDs (cerca de 10x mais que as lâmpadas habitualmente usadas nos projectores) estes são muito mais eficientes e geram menos calor, dispensando ventoinhas ruidosas e permitindo equipamentos ainda mais silenciosos.
O uso de LEDs dispensa ainda o uso de obturadores e color wheels para criar as imagens coloridas, uma vez que tudo pode ser feito através do controlo electrónico dos LEDs.

Actualização:
Parece que a Texas Instrument vai "roubar" protagonismo à Delta, apresentando o seu projector DLP com LEDs antes deles.


Energia Solar continua em força

A Nanosolar conseguiu mais $300 milhões de financiamento na passada semana, elevando o seu capital para $500 milhões de dólares. Este captial vai ser usado para expandir as suas fábricas na Alemanha e Estados Unidos, que têm trabalhado sem parar desde que deram início à produção dos revolucionários painéis solares "thin-film" (e cuja produção tem já clientes assegurados para todos os painéis fabricados durante os próximos anos.)
Esperemos que em breve todos nós possamos usar destes painéis nos telhados das nossas casas.


Display transparente com Touchscreen dos dois Lados

Ora aqui está algo que deveremos começar a ver brevemente em brinquedos e jogos para crianças (e não só.) Trata-se de um display EL (electro-luminescente) transparente capaz de detectar toques de ambos os lados do ecrã.

Eu só dou comigo a imaginar em maior escala.... em dimensões maiores, tipo... tamanho de uma janela panorâmica.
Isso sim, é que dava jeito para ser usado como um interface futurista. :)


Google assina acordo com a GeoEye

Sempre em busca de mais e melhores imagens para o seu Google Maps e Google Earth, o Google vai agora passar a usar também as imagens da GeoEye, cujo satélite deverá ser lançado nos próximos dias.
O satélite da GeoEye é capaz de captar imagens da superfície terrestre com uma resolução de 41cm(!) - embora o Google apenas vá ter acesso a imagens com resolução de 50cm por causa da licença da GeoEye com o governo dos EUA. De qualquer forma, tratam-se de imagens com a melhor qualidade disponível para empresas comerciais.
Para o próximo satélite (o GeoEye-2) a lançar em 2011 ou 2012, a resolução máxima atingirá os 25cm por píxel... impressionante!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)