2008/08/25

Problemas 3G do iPhone

Muito se tem especulado sobre eventuais problemas do iPhone 3G, nomeadamente na sua recepção 3G, com problemas com falha de chamadas e indicação de sinal reduzido em locais onde outros aparelhos indicam sinal máximo.

Se por um lado a Apple diz que isso é um problema que afecta uma reduzida percentagem dos utilizadores, por outro lado a sua política de manter tudo em segredo sem divulgar informações sobre o que realmente se passa cria as condições propícias para que se multipliquem os "rumores" que tanto podem ter fundamento, como serem totalmente falsos e descabidos.

Que o iPhone tem problemas que têm que ser corrigidos o mais depressa possível - isso ninguém nega. Os dois updates lançados "à pressa" em nada resolveram alguns dos problemas apontados.

Eu próprio já me deparei com o célebre "teclado à velocidade de caracol" depois de ter feito o último update. Por sorte ou não - crashes raramente tive, e desde o último update nunca tive outro.

Quanto aos trais problemas de chamadas perdidas a meio, isso felizmente nunca tive, e só por uma vez, quando estive de férias, o iPhone ficou baralhado com as redes Wifi/3G e fiquei sem acesso à internet, tendo que activar/desactivar o modo "avião" para que ele reiniciasse a rede e voltasse ao normal.

Agora, um grupo de especialistas suecos veio demonstrar que os problemas de recepção do iPhone não "existem".
Isto é, o iPhone 3G comporta-se exactamente como os outros telemóveis testados: um Nokia N73 e um Sony Ericsson P1.

Isto parece dar credibilidade aos rumores que apontavam para que os problemas pudessem ser derivados das configurações usadas no iPhone, que tinham um limite bastante optimista para que ocorresse a mudança da rede 3G para GPRS. Ou seja, em situações onde a rede 3G não fosse absolutamente perfeita, o iPhone teria tendência a preferir a rede mais lenta quando comparado com os restantes telemóveis.

Tudo isto dependendo também do congestionamento da rede, o que poderá explicar porque razão alguns países têm tido estes problemas enquanto noutros não hajam problemas deste género.

Seja qual for a explicação, não é motivo para que os utilizadores de iPhone tenham que ser as cobaias de Steve Jobs.

Agradece-se que a Apple resolva todos e quaisquer problemas o mais depressa possível, e que passe a informar os seus clientes do que está a fazer - em vez de lançar dois updates com a descrição "detalhada" de correcção de bugs e nada mais.

1 comentário:

  1. Sem querer deixar de dar credibilidade a esse estudo parece-me um bocado idiota que a Apple lance dois patches (sem sucesso) para resolver problemas que não existem ou se se resolveriam mudando uma simples configuração de valores!

    ResponderEliminar