2008/08/19

USB 3.0 e SATA Rev. 3

Hoje é o dia dos "3".

Para começar, o nosso bem conhecido USB mas na sua versão 3.0 que promete novas funcionalidades e velocidades bastante superiores aos actuais 480Mbps teóricos do USB 2.0.

Mais de 10x mais rápido, dizem-nos... e o suficiente para transferir um ficheiro de 27GB em apenas 70 segundos, que tal?
Para além disso, passa a ter mais vias de comunicação permitindo comunicação "full.duplex" (enviar e erceber ao mesmo tempo) em vez do "half-duplex" usado até agora.

O limite de corrente foi também aumentado, passando para um máximo de 900mA, o que permitirá maior margem de manobra para muitos periféricos que até agora precisavam de uma fonte de alimentação externa.


Quanto ao SATA...

A nova revisão 3 do Sata vai duplicar novamente as velocidades.
Se no Sata original tinhamos velocidades de 1.5Gbps, duplicadas para 3Gbps no Sata 2, agora... vamos poder ter 6Gbps no Sata 3!

6Gbits/seg é muita coisa... tanto que não há actualmente nenhum disco que atinja estas velocidades... mas... é melhor ter margem de manobra, porque com os SSD a chegarem em força qualquer dia precisaremos de um Sata 4 ou 5! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)