2008/09/14

Codigos de Barras 2D

Toda a gente está habituada aos códigos de barras. Basta pegar em qualquer embalagem que tenham por perto e vão ver as populares barras que são usadas em todos os supermercados como forma de acelerarem o processo de pagamento.

No entanto, embora essas tradicionais barras sejam bidimensionais (tem largura e altura) a informação nela contida está codificada de forma unidimensional - a única coisa que interessa é o espaçamento e grossura das barras. A sua "altura" é irrelevante e serve apenas para facilitar o processo de detecção - experimentem apontar um leitor de códigos de barras a um código que medisse apenas 1mm de altura. :)

No entanto, as coisas vão evoluindo e - com a massificaçao das câmaras digitais - outros códigos foram surgindo. Códigos 2D capazes de conter muito mais informação, como estes que aqui apresento:


Provavelmente já viram desenhos deste tipo em revistas e cartazes publicitários. Não se tratam de símbolos extra-terrestres, mas sim de códigos de "barras" 2D, onde as barras foram subsituídas por pontos.

O mais popular destes códigos é chamado QR Code e foi inicialmente concebido para controlar peças automóveis durante o processo de fabrico. Mas depressa saiu "cá para fora" e rapidamente foi adoptado como forma de publicidade - com particular sucesso no Japão, onde praticamente todos os telemóveis são capazes de descodificar estes símbolos.

Imaginem, estão a folhear uma revista e gostariam de saber mais sobre um produto; pegam no telemóvel e capturam o código que aparece na folha para serem imediatamente transportados para o site correspondente. Tudo num único click, sem necessidade de escrever nomes longos...

Vejam como funciona, no seguinte vídeo:

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)