2008/09/30

Estica a tua TV

Ora aqui está algo que certamente já passou pela cabeça de todos os que têm uma TV de retroprojecção (RPTV) - aumentar o seu tamanho!

É que há um efeito curioso quando se compra uma TV de grandes dimensões: passado uns tempos o ecrã parece "encolher." Ou seja, o monstro gigantesco que era quando o compraram inicialmente, rapidamente passa a parecer normal e até pequeno...

Eu que o diga, com as minhas 50" de imagem a parecerem cada vez mais microscópicas e a desejar algo mais próximo das 80" ou 100" de imagem.


E foi exactamente isto que alguém se lembrou de fazer com a sua SONY de 50" (exactamente igual à minha) - tirar o ecrã de projecção e usar uma nova tela com 100":


Converter uma RPTV num ecrã (ainda mais) gigante para Home Cinema

Não digo que seja aconselhável para todos, mas mesmo que seja só pela curiosidade de ver como um destes aparelhos é por dentro (basicamente, "ar", um espelho, e um projector) já vale a pena.

6 comentários:

  1. Que loucura de ideia espantosa!!!

    Queres ver que daqui a uns anos quando me chatear com o meu

    retroprojector lá de casa
    vai continuar a ter muita vida....
    Uma ideia a reter...

    ResponderEliminar
  2. Bem... isso quer dizer que retroprojector por retroprojector quem compra um grande é gamado. Afinal é uma questão de lhe tirar a tampa e meter um ecrã maior à frente.

    ResponderEliminar
  3. Realmente... essa de retirar o vidro da frente até poderá gerar negócio. Ao meu de 44" bastava fazer um aplique-maluco e meter lá o de outro RTPJ de 60" de alguém que o tenha abandonado para fazer esta ideia muito curiosa.
    Eh, eh, eh!

    ResponderEliminar
  4. Mas não esquecer que tens que aumentar a distância entre a tela e o projector. No caso desta Sony, para passares de 50" para 100" passas para o dobro da "espessura" original.

    (E a luminosidade decresce exponencialmente - a mesma quantidade de luz tem que iluminar uma área 4x maior... a não ser que se faça um "hacking" para meter uma lâmpada mais potente - mas depois ainda derrete os LCDs e os plásticos! ;)

    ResponderEliminar