2008/09/10

iTunes 8.0 e Novos iPods [Actualizado]

Para quem estava à espera do "produto mistério" da Apple - foi uma desilusão.

Na apresentação da Apple de hoje apenas se confirmou tudo aquilo que já era garantido: novo iTunes, novos iPods (nano e touch) e o novo firmware 2.1 para os iPhones.

A entrada de Steve Jobs em cena não deixou de ser original considerando todos os rumores que andaram a circular sobre a sua saúde, e até o seu obituário que foi publicado por engano:


Quanto às apresentações:

O novo iTunes 8.0, que parece ocupar mais recursos que nunca, com uma instalação demorada (fala-se em 20 minutos!) e que requer um reboot.
É tão bom, tão bom, que o meu iTunes "7.qualquer coisa" (que raramente uso - diga-se de passagem) quando vai verificar se há updates, garante-me que não há.
Novidades: um novo modo de vista em grelha, um novo visualizador "plasmático," um criador de playlists inteligente que analisa as músicas e sugere alguma coisa que é um pouco menos aleatório do que o costume...

[Actualização]
Se usam o Vista é melhor esperarem mais um pouco antes de actualizarem para o iTunes 8.0 - há relatos de inúmeros utilizadores a dizer que têm tido uma surpresa desagradável sempre que ligam o seu iPod/iPhone: o bem conhecido BSOD (Ecrã azul de erro do Windows..)


Depois temos os novos iPods Nano e Touch.
Nos nanos, finalmente ganharam juízo e abandonaram os quadrados que andavam por aí e voltaram ao design estreito dos originais.
Disponíveis em todas as cores do arco-íris (e mais algumas,) de certeza que vão dar cor a uma marca tradicionalmente conhecida pela sua ausência.

Trata-se do iPod mais fino de sempre (algo que me deixa curioso, uma vez que o meu iPod nano de 2ª geração já era fino que chegasse) e tem agora sensor de movimento.
Para quê? Bem, podem abaná-lo para "baralharem" a playlist...

Quanto ao iPod touch, tem agora o design mais parecido com o formato arredondado do iPhone 3G e traz de série o receptor para os sensores Nike+.
(E basicamente é isso...)


E finalmente a parte que mais me interessava: o update de firmware para o iPhone, na sua versão 2.1.

Não há muitos detalhes, apenas a garantia de que teremos: menos chamadas caídas, menos crashes, mais autonomia, syncs mais rápidos, e muitos outros bugs corrigidos.
Eu só sugeria à Apple que nos informasse realmente de *quais* os bugs corrigidos...
Vai estar disponível a partir da próxima 6ª feira.

4 comentários:

  1. O iTunes poderá não detectar a actualização, mas com o Apple Software Update reconheceu logo a actualização.

    ResponderEliminar
  2. Pois... mas eu tenho esses serviços todos desactivados.

    Não gosto de ter tralhas a correr em "background". :)

    O que me interessa mesmo é o firmware update para o iPhone - se aquilo funcionar com o meu iTunes, nem o decarrego até "ser obrigado."

    ResponderEliminar
  3. Não, o iTunes não demora 20 min a actualizar. Dos meus 3 macs foi num instante. Agora que consume mais lá isso é verdade. Tá na hora de um refactoring...

    ResponderEliminar
  4. Apenas citei o que eles disseram.
    Pessoalmente ainda nao o instalei - nem tenho ideias de o instalar tão cedo.

    E se no meu caso é por opção, para quem tem o Vista é mesmo aconselhável! :)

    ResponderEliminar