2008/09/15

O nosso Magalhães

Muito se tem falado sobre o portátil Magalhães - o netbook feito em Portugal e que promete levar o mundo da informática (e aliás, o mundo em geral) a todos os estudantes desde o primeiro ciclo, a baixo custo.

Felizmente, e ao contrário de muitos outros projectos, parece que este portátil não se vai ficar só pela "conversa" - e vai estar disponível já no dia 26 deste mês, nas lojas Fnac.

Infelizmente, e tal como sucedeu com os primeiros netbooks, os preços anunciados eram demasiado optimistas. Os 180 Euros iniciais foram inflaccionados para os 290 euros - o que na minha opinião é um factor bastante penalizador, especialmente quando comparado com outros produtos que já existem nessa gama de preços (Eee PC, Acer One, etc.)

As características finais do hardware estão ainda por revelar - o que é bastante estranho a cerca de 2 semanas da sua comercialização.
E no que respeita ao sistema operativo e demais aplicações, espero que optem por software livre e open source. Caso contrário, é um mau presságio para este projecto nacional...

[Magalhães via  GlobPT]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)