Aos poucos, aos poucos, lá nos vamos aproximando do mítico Holodeck do Star Trek.
Claro que ainda estamos a anos-luz de distância mas...
Na Universade da California em San Diego, uma equipa de professores e estudantes desenvolveu a 3ª geração de salas de realidade virtual, chamada StarCAVE.
Com mais de 68 milhões de píxeis a serem processados em tempo real e em 3D, os requisitos a nível de hardware são assombrosos:
- 34 chips gráficos de última geração da NVIDIA
- 34 Projectores de Alta-definição 2K (2048x1536) - 2 por ecrã - para criar o efeito 3D
- Cada par de projectores está ligado a um computador topo-de-gama com um CPU quad-core e correndo Linux, com 2 placas gráficas e duas placas de rede para conectividade gigabit Ethernet ou 10GigE.
O resultado final é uma qualidade visual sem precedentes, e que a equipa espera conseguir melhorar no futuro, com projectores com o dobro da resolução actual - passando para os 4K.
Estes projectores permitirão uma qualidade de imagem equivalente à visão 20/20 - ou seja, uma imagem "real."
[University of California]
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)