2008/10/22

Assistente Robótico Opera em Coração a Bater

Ora aqui está um exemplo perfeito de utilização da tecnologia para o benefício da Humanidade.

Como devem poder imaginar, operações ao coração são bastante complicadas porque é um orgão que... nunca está quieto (e não convém que pare!)

O método tradicional consiste em parar o coração e utilizar uma máquina para substituir temporariamente as actividades cardiopulmunares, mas acarreta graves riscos para a saúde do paciente.

Mas agora um novo assistente robótico que é capaz de analisar o movimento do coração em tempo real e compensar a posição do "bisturi" para que esteja sempre no local certo.

Utilizando um sistema de ultra-sons 3D, é possível detectar a posição do coração e prever onde estará 70 a 100ms no futuro, constantemente corrigindo a posição do braço robot. Claro que existem ainda outras salvaguardas, que detectam qualquer anomalia e que imeditamente afastam o braço do coração em caso de emergência.

Podem ver um vídeo de uma demonstração feita num coração de um animal (não aconselhado aos mais impressionáveis.)

1 comentário:

  1. boas,

    já agora e apenas para complementar, há uns tempos também ocorreu esta intervenção cirúrgica http://ovigia.wordpress.com/2008/06/22/debian-gnulinux-executa-intervencao-cirurgica-num-cao-sem-intervencao-humana/

    cumps,

    rjnunes

    ResponderEliminar