2008/10/04

Firefox 3 com Alzheimer [Memory Leak]

Por muito que eu goste do Firefox, se há coisa que me chateia é o facto de aquilo ir "perdendo memória" ao longo do tempo - que já me levou a escrever umas queixas há quase um ano atrás.

É que, se quem desliga o computador diariamente acaba por nem notar o que se passa - quem o deixa ligado 24h por dia, 7 dias por semana, ao longo de meses facilmente verifica o que se passa.

Não nego que tem havido bastante evolução ao longo do tempo - versões houve em que era necessário fechar/abir o browser 2 ou 3 vezes por dia - actualmente, passam-se dias ou semanas até que tal seja necessário... mas o que é certo é que continua a ser necessário.


Hoje dei com o Firefox a gastar mais de 500MB de memória... coisa quem as minhas habituais 20 tabs com páginas abertas justificam. Fechando e reiniciando o Firefox - com as mesmas 20 tabs - retornou a situação aos habituais 180MB...

A pergunta é sempre a mesma: será o FF, será algum plugin (embora tente usar apenas plugins "bem comportados")?
É por isso que um "task manager" ao estilo do Google Chrome seria bem vindo, para mostrar exactamente que tab/processo/página/plugin estaria a usar toda aquela memória...

Enquanto isso não acontece, lá terei eu que ir fazendo um "fecha-abre" de X em X tempo...

3 comentários:

  1. Já viste se não será uma extensão a dar barraca?

    ResponderEliminar
  2. @Felipe

    Cheguei a experimentar o Opera, na altura em que o FF 3 andava em beta, e o uso de memória do Opera tinha a mesma tendência. Não sei como estarão as versões actuais - não voltei a experimentar.

    @Bruno

    Poderá haver alguma extensão que "ajude", mas já testei com um FF3 sem nenhuma extensão e também acontece.


    Atenção que estou a queixar-me de uma coisa que acontece ao longo de *dias*, e de uso intensivo do browser. Não é como se tivesse que o andar a reiniciar todos os dias.

    Se o deixar quietinho sem o usar, a memória usada mantém-se estável.

    Mas, mesmo sendo pouco frequente... quando acontece fico sempre a dizer para comigo: porque é que estes tipos não fazem as coisas bem feitas de raiz? ;)

    ResponderEliminar