2008/10/02

Water Cooling - Thermaltake Big Water 745

E o que fazer quando nãoo se podem usar ventoinhas dentro de uma caixa de computador?

É altura de chamar o "canalizador" e experimentar os kits de watercooling - ou seja, arrefecimento por água.
O príncipio é simples, como a água é melhor condutor de calor que o ar, é usada para levar o calor do CPU para os radiadores, onde a superfície de radiação tem uma área bastante superior e é mais eficiente.

Aliás, o teste que pretendo realizar é retirar completamente as ventoinhas, e usar aquilo como dissipador passivo (e eventualmente usar um tanque maior, com maior volume de água - para ajudar à festa.)


Vamos lá ver que tal são os resultados... depois darei mais notícias.

Mas fiquei surpreendido por ver que um kit destes (um Thermaltake Big Water 745) anda na casa dos 100 euros - pensava que fosse mais caro.

4 comentários:

  1. os OCers mais experientes preferem montar o seu próprio bloco, mas este realmente não parece muito mal. Dos pré-montados não é dos mais eficientes, mas a relação qualidade/preço é bastante boa.

    Não te esqueças que não é só o CPU que precisa de refrigeração numa caixa. Mete um bom cooler passivo no northbridge e diz-me o que tencionas fazer com a fonte quando estiver a funcionar "debaixo de terra" :P

    ResponderEliminar
  2. A fonte é sobredimensionada... tipo, uma de 800W para usar apenas 150W. E espera-se que consiga funcionar de forma quase totalmente passiva - ou pelo menos, com filtros para nao entrar muito pó.

    Em último caso, sera feito um módulo water cooling para ligar aos dissipadores da fonte e fica tudo aquático. :)

    ResponderEliminar
  3. e comprar uma bacia grande e meter logo lá o computador dentro? Ficava logo cooled (pelo menos após o 1º esturricamento)

    podem optar por fontes passivas, mas são caras. vamos lá a ver se isso não queima.

    ResponderEliminar
  4. se calhar podes seguir estas instruções: http://revision3.com/systm/cool

    ResponderEliminar