2008/10/27

ZON - A Aventura Continua, com a PUA

Há já bastante tempo que não tinha motivos para falar do meu fornecedor de acesso à Internet, mas neste fim-de-semana... eis que se fez "luz."

Estava eu muito descansado a almoçar em casa da sogra quando, plim, recebo um SMS da ZON dizendo:

"Informamos que a utilização do serviço Internet que subscreve excedeu um nível razoável. Consulte a Política de Utilização Aceitável disponível em www.zon.pt"

Achei muito estranho, considerando que a minha utilização tem sido praticamente a mesma desde que contratei o serviço e até à data nunca tinha tido qualquer indicação do género.

Mas, nada como verificar...
Quando cheguei a casa fui verificar os consumos efectuados, tentando encontrar uma explicação para este aviso.

E efectivamente, o cenário com que me deparei foi o seguinte:

Claramente, algo de anormal se passava, pois nos últimos 4 dias indica um consumo de quase 270GB (mais do que o meu consumo habitual durante o mês inteiro.)

Imediatamente suspeitei de algum engraçadinho que estivesse a abusar da minha rede WiFi. Por norma não tenho nada contra alguém que use a minha rede WiFi para navegar um pouco pela net ou enviar/receber email - mas já que alguém decidiu abusar, fui obrigado a "fechar as portas."

Até aqui tudo bem, e até agradeço à Zon por me ter avisado da situação - tendo um tarifário com tráfego ilimitado, não tenho por hábito visitar as páginas dos consumos e dificilmente detectaria esta situação.


No entanto, tudo isto fez-me pensar no seguinte: já que tenho um tarifário com tráfego ilimitado - e *se*, por acaso, tivesse mesmo que efectuar tal volume de downloads?
Não é para isso que se contrata um serviço de tráfego "ilimitado"?

A Zon (e praticamente todos os outros operadores) defendem-se com uma cláusula conhecida como PUA - Política de Utilização Aceitável (disponível aqui.)

Que, em relação ao tráfego ilimitado, diz o seguinte:
5. Produtos Netcabo sem limites de tráfego associados

5.1. A disponibilização de Produtos Netcabo sem limites de tráfego associados está sujeita a níveis de utilização razoáveis, para que seja possível garantir uma elevada qualidade na prestação do serviço da TV CABO aos Clientes.

5.2. Determinadas acções no âmbito da utilização do Serviço Netcabo, designadamente downloads e/ou uploads de ficheiros de elevado volume, streaming e outras poderão ter efeitos prejudiciais sobre a rede de banda larga na qual se suporta o Serviço, bem como para os restantes Clientes/utilizadores da rede.

5.3. Quando se verifique que os Clientes com Produtos Netcabo com tráfego ilimitado excederam um nível de utilização razoável, a TV Cabo reserva-se o direito de informar os Clientes desse facto.

5.4. Para além de informar os Clientes que excederam um nível de utilização razoável, e a par da referida comunicação, a TV Cabo poderá:
(i) Proceder à cobrança dos consumos adicionais relativamente ao nível de utilização aceitável, de acordo com o preçário TV Cabo em vigor;
(ii) Reduzir a qualidade do serviço, designadamente diminuindo as velocidades de download e upload nos momentos de utilização acima do nível razoável;
(iii) Proceder à suspensão do Serviço Netcabo, com fundamento em violação grave e culposa das condições aplicáveis à utilização do Serviço Netcabo, nos termos da Cláusula 7. das Condições Gerais dos Produtos e Serviços TV Cabo.

5.5. O valor máximo de utilização aceitável é definido com base nos perfis de utilização dos Clientes e pode variar em função da evolução desses perfis.

Ora, o que isto quer dizer é que... aparentemente ninguém sabe o que é "razoável"!

Ou seja, se "o valor máximo de utilização aceitável é definido com base nos perfis de utilização dos Clientes e pode variar em função da evolução desses perfis" então isso quer dizer que cada cliente terá o seu próprio limite de "razoabilidade"?

Se assim é, então agradeço que a Zon/Netcabo me indique claramente quais esses limites, ou a forma como são calculados.

Porque, para quem paga para ter um tarifário "ilimitado", certamente gostará de saber porque motivo apenas é "aceitável" usufruir de 100GB, quando outro cliente que paga exactamente o mesmo tem um limite "aceitável" de 200GB.

Pior ainda, uma política deste tipo apenas incentiva ao "consumo disparatado", tal como acontece com os orçamentos em muitas das nossas instituições públicas: "Ah, temos que gastar tudo, senão para o ano não recebemos tanto."

Ou seja: será que eles querem que os utilizadores inflaccionem artificialmente os seus consumos, apenas para que o seu "perfil" lhe permita um maior limite "aceitável" do seu volume de downloads?

Será que, se começasse a fazer download de 100GB diários, então isto já passaria a ser aceitável?

Em Portugal não temos por hábito levar as coisas para os Tribunais - mas caso isso alguma vez venha a acontecer, gostaria de ver alguém a tentar explicar o conceito de "aceitável/razoável" ou não, aplicado a um serviço que apregoa o ilusório "tráfego ilimitado."

Se há alguém que não está a ser razoável, é a ZON/netcabo, ao não divulgar claramente o método que utilizar para determinar essa "aceitabilidade."


Por fim, para evitar que estes casos se repitam, seria boa ideia usar os avisos de limites de tráfego (eventualmente, um email de "alarme" caso fosse ultrapassado um limite diário) mas quando me dirijo à página de configuração destes alertas - não me surge qualquer opção para os criar.
(Algo que era possível na altura dos tráfegos "limitados".)

10 comentários:

  1. eu disse-te que aqueles vizinhos novos tinham um ar manhoso! montaram uma empresa de gajas e cams e usaram a tua ligação para o efeito!!! ;D ahaha

    mas tu dá-lhes, que a zon já anda a abusar!

    ResponderEliminar
  2. deve ser o gajo da aquavideo que está a fazer streaming dos videos de casamento HD para os clientes pela tua conta.
    Isso do ilimitado é sempre uma grande tanga, enfim...

    ResponderEliminar
  3. andré, o gajo anda a casar as meninas das webcams? havia lá umas jeitosas! ;D

    ResponderEliminar
  4. tchiii... soooory...

    Não me apercebi que tinha usado tanto.

    ResponderEliminar
  5. No dia em que o meu Wifi chegar a tua casa, deixamos de precisar de internet! :)

    ResponderEliminar
  6. eu que estou a meio caminho na verdadeira capital como-vos a ligação toda!!! mwahahaha :D

    ResponderEliminar
  7. eh pah eu axo q mm por wifi em casa dele keimava mais q isso so em updates dos meus ISOs daily de Ubuntu...

    e se ligasse os meu torrents... uiui

    (disclaimer: eu tenho mts primos nos states q me mandam os filmes da familia via torrents)

    ResponderEliminar
  8. COm a TMN acontece exactamente o mesmo com as chamadas entre os moches-

    ResponderEliminar
  9. Lá acabou a PUA ridicula da ZON do ilimitado limitado
    Consultar mais informação em
    http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=466193

    ResponderEliminar
  10. foi ?? não sei se foi ...

    ResponderEliminar