2008/11/26

MacBooks Lentos sem Bateria

Ora aqui está uma daquelas coisas que, se me contassem, pensaria que estavam a gozar comigo.

Aparentemente, os MacBook e MacBook Pro da Apple trabalham muito mais lentamente se estiverem a funcionar sem a bateria.

Ora, muita gente que costuma usar estes (e outros) portáteis durante longos períodos de tempo em casa ou no escritório, opta por retirar a bateria para minimizar o efeito das cargas/descargas.

Por norma, alguns portáteis funcionam de forma mais lenta quando estão a ser usados apenas com a bateria (para pronlongar a sua autonomia) - mas nunca tinha ouvido falar do oposto.

É que, não se trata de uma perda de performance que nem se nota... estamos a falar de uma perda de performance superior a 30%!

A explicação oficial da Apple é a de que tal se deve para evitar que o portátil se desligue se a fonte de alimentação for incapaz de fornecer a energia necessária.

Fica a informação para quem tiver portáteis da Apple...

6 comentários:

  1. Por acaso, à custa do Matthew Garret tenho vindo a mudar a minha noção de gestão de energia em portáteis a correr em bateria.
    Tv até queira fazer um artigo baseado no ponto de vista dele.
    http://mjg59.livejournal.com/

    http://mjg59.livejournal.com/92880.html
    http://mjg59.livejournal.com/88608.html

    ResponderEliminar
  2. Yep, artigos interessantes - e concordo com ele na maioria das coisas. :)

    (E gostei bastante daquela ideia do suspend-to-both)

    ResponderEliminar
  3. Estranho isso da redução da performance... muito estranho mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Se é assim como eles dizem os 30% são justificados! Não é que eles inventaram uma tecnologia que permite que o laptop não vá abaixo se puxares o fio da corrente (mesmo sem bateria)? :oP lol

    ResponderEliminar
  5. Não se justifica não... o raio da fonte de alimentação deve ser adequado para alimentar o portátil na sua potência máxima *e* permitir carregar a bateria simultâneamente.

    Eles andam é a cortar no material, para poderem fornecer fontes de alimentação de baixo custo - que nem capacidade têm para aguentar com um MacBook a 100%... é uma vergonha.

    ResponderEliminar
  6. @Luis INVENTARAM???aonde 'e q andas?Chama-se Battery Hot Swap, e ja tive para comprar um portatil Samsung à 3 anos q tinha isso.

    ResponderEliminar