2008/11/06

Solid State Disks

E enquanto a Seagate se vai metendo timidamente no mercado dos SSD - dizem que estão a estudar discos de estado sólido "híbridos", que misturam os dois tipos de memória FLASH mais usados actualmente, as memórias SLC (melhores, mas mais caras) e as MLC (piores, mas mais baratas) - não há dúvida de que o segredo está na forma como os discos são usados.

A maior parte dos sistemas encontra-se optimizado para os tradicionais discos rígidos magnéticos rotativos, e teremos que esperar por controladores e software que saibam tirar o verdadeiro partido destes novos sistemas com velocidades de acesso quase instântaneas.

Para isso a SanDisk pretende impulsionar o seu ExtremeFFS, sucessor do seu TrueFFS que desde 1994 tem sido bastante usado no sector das comunicações móveis, e que promete acelerar as operações nos SSD em cerca de 100x!

É de esperar que os próximos sistemas versões dos sistemas operativos mais comuns - Windows 7, OS X Snow Leopard, e Linux - integrem já suporte para estes SSD que começam a tornar-se cada vez mais apetecíveis e populares.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)