2008/12/04

Navegação GPS chega ao iPhone

Uma das principais críticas feitas ao iPhone 3G e ao seu GPS era a inexistência de uma solução que lhe permitisse ser utilizado para substituir os tradicionais navegadores GPS tipo TomTom, Garmin, etc.

É certo que o novo iPhone faz navegação... mas não a chamada "turn-by-turn", que vos indica em tempo real para que estradas têm que virar.
Isso deve-se principalmente aos termos de uso do Google Maps, que não permite ser usado para esse fim (provavelmente para evitarem ser processados caso alguém se perca por ter ficado sem ligação 3G/GPRS para aceder aos mapas - que estão na internet.)

Depois da confirmação que a Telenav estava a trabalhar nisto, e dos rumores que apontavam a TomTom como um dos potenciais candidatos a lançar a primeira App de navegação para o iPhone, eis que a XRoad lhes vai passar a perna com o seu G-Map com lançamento marcado para os próximos dias.

Os mapas são descarregados da Internet e armazenados no iPhone, permitindo a navegação GPS sem necessidade de ligação contínua à Internet.


... é de prever que este seja apenas o primeiro de muitos programas deste tipo a chegar ao iPhone. Veremos quanto tempo demora até que os outros "gigantes" da navegação o façam.

6 comentários:

  1. Vamos ver é como é que estamos a nível de preços.
    É que isto certamente terá um custo, e não tão baixo quanto isso.

    @braço

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, acho que não vai ser tão caro como isso...

    Isto é... claro que eles podem quere ser "chulos" e aproveitar-se do facto de serem os primeiros. Mas rapidamente surgirão alternativas, e depois aí é a qualidade/preço que vai dominar o mercado.

    Espero sinceramente que eles coloquem isto a um preço decente - relembrando que existem unidades dedicadas razoáveis por valores na ordem dos 100 euros.

    Se eles cobrarem muito - mais vale optar por um navegador sempre fixo no carro. (Opção que tem outras vantagens tal como não deixar de navegar quando se recebe uma chamada - problema que será cada vez mais comum nestes aprelhos "tudo-em-um.")

    ResponderEliminar
  3. O GPS Maps do iPhone faz a função turn-by-turn... não é... é tão adequada como um GPS dedicado. E não diz em voz alta... mas as mensagens aparecem no ecrãn, tipo vire à esquerda, indica os metros em falta...
    Olha já saí de casa (Pedroso) para visitar a casa nova de um casal amigo algures em Gondomar, numa zona totalmente desconhecida para mim... e foi o iPhone que me levou lá direitinho.
    Indicou a saída da auto-estrada, onde virar com mapa visual e indicações dos metros.. tudo. E chegui lá direito e só me tinham dado a direcção. E é engraçado ver o mapa a "mexer" enquanto se conduz...

    Agora essas aplicações como referes no artigo serão obviamente melhores e mais apetrechadas é claro pois são dedicadas a essa função.

    ResponderEliminar
  4. O que vem no Google Maps é um "turn-by-turn" manual, em que tens que ser tu a fazer "next->next->next" para seguir as instruções.
    É apropriado para ter um "co-piloto" a gerir isso.

    Este agora, vai ser um a sério... com recalculo das rotas, etc.
    Só era bom que já tivessemos as informações de estado do trânsito e que este programa as usasse, para nos dar caminhos alternativos quando está o trânsito encravado nalguns sítios.

    ResponderEliminar
  5. ja viste os mapas do sapo, com informaçao GIS?
    ate diz o transito, ou peskisas dos users do sapo em tempo real...

    tive numa apresentaçao deles na terça feira... mt fixe

    ResponderEliminar
  6. Não sabia que o Sapo já tinha as informações de trânsito. Nice.
    Agora falta saber se as actualizações são feitas em tempo útil...

    ResponderEliminar