2008/12/15

Visão 180 sem Distorção

Visao panorâmica em câmaras de segurança é quase sempre sinónimo de lentes grande-angular (também conhecidas como "olho-de-peixe/fisheye") mas a Tenebraex apresentou agora um sistema diferente que permite ter uma visão panorâmica sem distorção.

Na prática, permite que em vez de imagens deste tipo:

Passem a poder ver imagens sem distorção como esta:



O conceito não é novo: em vez de usar uma única câmara com uma lente grande-angular, utilizar vários sensores ópticos de relativo baixo custo.
Claro que existe todo um processamento que faz com que as imagens sejam analisadas, corrigidas,  e finalmente "coladas" digitalmente, de forma a apresentar uma imagem perfeita. Mas o resultado final torna-se bastante mais agradável.

Para além disso, dizem que este sistema é mais económico que as tradicionais câmaras motorizadas... E fala-se já de que poderá até começar a ser utilizado nas câmaras dos automóveis, para que finalmente os condutores possam ter uma visão não distorcida do que os rodeia.

Como curiosidade, a Tenebraex comercializa também sistemas de visão nocturna "full-color", filtros anti-reflexos para binóculos e automóveis, e ainda ferramentas para auxiliar pessoas daltónicas a identificarem as cores (o Eyepilot).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)