2010/01/02

Apple iSlate/Tablet


Ainda sem confirmações oficiais sobre que tipo de dispositivo nos aguarda, o que é certo é que temos a confirmação de que a Apple irá anunciar "algo" no final de Janeiro.

Os rumores parecem indicar que o recém "descoberto" iSlate de 7" parecerá ser destinado ao mercado de eBook reader, para combater todos os leitores de livros digitais de eInk que têm surgido recentemente.

Considerando que o display eInk é vantajoso no aspecto da poupança de energia, mas inadequado para conteúdos dinâmicos, não lhe prevejo grande futuro considerando que novas tecnologias LCD (como os displays da Pixel Qi) poderão oferecer vantagens semelhantes sem os seus inconvenientes.

Mas, como é certo e sabido, mais que o hardware, o essencial é o software e o interface que o dispositivo apresenta ao utilizador.
O hardware do iPhone não era revolucionário, e existia hardware semelhante (e superior) bastantes meses (ou até anos?) antes deste ter surgido. No entanto... enquanto o Windows Mobile se manteve inalterado durante "décadas", a Apple surgiu do nada e - contra todas as acusações que achavam a ideia da Apple lançar um telemóvel absurda - tomou o mercado de assalto dando origem à "moda" touch a que hoje assistimos.

Depois de anos com o Bill Gates a tentar fazer com que o Tablet PC se implementasse de forma sólida na sociedade (sem nunca o ter conseguido), estamos finalmente a atingir um ponto em que temos a tecnologia para criar este tipo de dispositivos por um preço que poderá ser atractivo.

Mas novamente, o problema não estará no hardware, mas sim no interface e forma de utilização. Não há actualmente nenhum "interface" perfeito para este tipo de dispositivos que nos faça querer um tal como o iPhone o fez na altura em que foi lançado (e que após estes anos demonstra também a necessidade de ser remodelado e melhorado - a gestão de centenas de Apps e dezenas de páginas não é nada prática.)
Será que a Apple conseguirá fazer o mesmo com o seu verdadeiro iTablet que certamente estará para chegar?
É o que nos resta esperar para ver...

3 comentários:

  1. João Sousa2/1/10 10:40

    Ok, vou fazer a minha previsão: o algo que a Apple irá anunciar é que... se tem divertido muito com a excitação, mas não há nenhum algo para anunciar.

    Eu diria que talvez se limite a anunciar um iPhone/iPod Touch com mais resolução e processador mais rápido. Um "larger screen" tanto pode querer dizer mais polegadas como mais pixels. Seria mau em termos financeiros, pois depois de tanta excitação, um tal anticlímax não deixaria de significar uma baixa das acções.

    Mas se realmente a Apple tirar um tablet da cartola, vou obviamente estudá-lo com atenção. É que eu de há muito venho considerando os seus produtos por norma bem pensados para a utilização pretendida e muito apetecíveis de ser usados. Só que, como já disse num outro blogue, terá de ser algo mesmo bastante bom para fazer esquecer o nome estranho: iSlate.

    ResponderEliminar
  2. olha q bug giro do blogger :D
    ja viste a data do URL?
    ou foi o Carlos q se enganou a agendar o blog e meteu 2009?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/1/10 13:17

    Aposto qualquer coisa em como durante 2010 a Apple lança o "iTablet". Chave do sucesso, além do hardware: conteúdos - e App Store.

    ResponderEliminar