2009/01/18

TDT em Portugal - Faltam 100 Dias

E se tudo correr como previsto, faltam apenas 100 dias para podermos disfrutar da tão falada TDT - a Televisão Digital Terrestre.


Iremos finalmente poder dar real uso aos LCDs e Plasmas que muitos portugueses têm já em suas casas - os quais apenas podem usufruir completamente (neste momento) se tiverem um media center ou leitor Blu-ray de alta-definição.

Infelizmente, parece que inicialmente teremos apenas um canal em alta-definição que será partilhado(?) pelos operadores... mas é melhor que nada - temos que começar por algum lado.

Outra vantagem, para além da qualidade superior de imagem e som, é a possibilidade de disfrutar de guias de programação electrónicos (o EPG - imaginem um teletexto bastante melhorado. :) - depois só falta saber se as emissoras conseguem cumprir com o prometido.

Para mais informações dêem um salto ao portugalTvDigital.

8 comentários:

  1. Faltam 100 dias para fazer anos :D

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente esta noticia a mim não me alegra nada! Há milhares, senão mesmo milhões de televisores no mercado que não são digitais. Mesmo eu em casa questiono se o meu LCD HD com 2 anos que não está ligado à ZON BOX irá continuar a receber alguma coisa quando aparecer este tipo de transmissão.
    É que isto é como a TV CABO. Acabou-se a má imagem, o grão e o fantasma. Ai sim? Só se foi na casa dos outros porque por vezes tenho imagem com grão, e fantasma, e sabem o mais curioso? O problema nem é meu, é mesmo da transmissão. Basta saber que muitos dos programas vieram de cassettes video ou de transmissões analógicas enviadas à distância fiando gravadas com esse defeito.
    Depois vieram ainda os artefactos, a alta compressão de imagem, etc.
    E questiono como vou fazer com a televisão do meu carro para continuar a apanhar sinal.

    OH FELICIDADE

    ResponderEliminar
  3. É o preço do progresso...

    Para todas as TV "analógicas", irá ser necessário uma caixa de descodificação (que, espera-se, seja comparticipada de alguma forma - tal como sucedeu nos EUA.)

    O que este sistema vai evitar são todos os erros de transmissão inerentes a uma transmissão analógica.
    Se dantes estavas sujeito (independentemente da qualidade do sinal original) aos tais "fantasmais", ruído, interferências, etc. que degradavam a qualidade da imagem - agora isso não acontecerá.

    Se a qualidade for fraca, ou será culpa do sinal original - ou da compressão abusiva.

    Como por cá vamos usar directamente Mpeg4, espero que essa questão da compressão abusiva não se torne um problema, já que é um codec bastante mais eficiente que o Mpeg2 usado noutros países.

    ResponderEliminar
  4. As caixas de recepção já estão a menos de 50€.

    ResponderEliminar
  5. Eu espero bem que a minha TV seja compatível e que dispense o uso das caixas...

    ResponderEliminar
  6. n ha maneira de veres?

    a nova q comprei o ano passado, indica q tem sintonizador dvbtv

    ResponderEliminar
  7. A minha diz que sim... só que, sei lá se é compatível com o H.264? Pode ser só para os Mpeg2.
    (tenho que ir ver ao manual)

    Bem... daqui a uns meses todos vamos descobrir, a bem ou a mal. :)

    ResponderEliminar
  8. Se encontrares 1 site q liste os modelos compativeis avisa!

    ResponderEliminar