2009/02/26

Android no VMware no Nokia N800

Já vimos este MID da Nokia a fazer muita coisa, mas... imaginam um N800 a correr o Android dentro do VMware? Eu também não imaginava, até ver isto:


Nokia N800 running VMware from Eric Sloof NTPRO.NL on Vimeo.

Actualizado

Agora com um N800 a correr WinCE e Android ao mesmo tempo:

4 comentários:

  1. do caraças não é? agora é ver se isso chega ao utilizador comum... pra já, ainda nada!

    ResponderEliminar
  2. Pois. Pelos vistos há dois tipos de "hypervisiors" (ou sistemas de virtualização, que permitem correr mais do que um sistema operativo).

    - O tipo 2, de modelo guest/host, que toda a gente conhece de VirtualBox, Virtaul PC, VMware Workstation. Neste modelo, a máquina virtual cria um hardware virtual (por exemplo a placa gráfica) com o qual o "guest" contacta e não com o hardware físico.

    - No tipo 1 embora se mantenha a diferença entre guest e host, o guest pode contactar o hardware físico. A virtualização funciona como um sistema de controlo dos sistemas operativos.

    Isto tudo para dizer que o sistema de virtualização dos "mobile phones" se há-de aproximar do tipo 1. Com um toque permite-se que o Android (e respectivas apps) contactem o hardware, outro toque o Symbian, etc.

    Vou comprar um desses. LOL.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom, fiquei também impressionado com a velocidade e por estarem ambos os SOs em execução ao mesmo tempo (não era apenas um shot da execução)!

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  4. Tenho um N800 (estou acessando este site por ele!), e acho bastante estranho o hardware dar conta de dois OS ao mesmo tempo, mas...
    Vale lembrar que, até agora (dois dias de uso), nao tive nenhum problema com lentidão no aparelho, e já atualizei pro OS2008. Eu gostaria Muito de poder usar o Android nele. Não q seu OS seja ruim, mas a variedade d aplicativos - do WM e Android - e sobretudo a qualidade do android me atraem completamente. Tenho que duzer, BTW, que não está sendo fácil encontrar aplicativos pra ele, não... E pra quem não entende Nada de Linux como eu... a missão se torna bem mais complicada.

    ResponderEliminar