2009/02/18

Carregador Universal para Telemóveis

Parece que finalmente o bom senso vai chegar aos fabricantes de telemóveis (nem que seja à força, por imposição da Comissão Europeia) no sentido de acabar com as dezenas de diferentes fichas e carregadores existentes actualmente.

O objectivo é que todos os fabricantes utilizem um carregador universal standard que possa ser utilizado por qualquer pessoa em qualquer telemóvel.

A escolha recaiu sobre a ficha Micro-USB que já equipa vários dispositivos - e que assim sendo se tornará na única necessária para carregar o telemóvel onde quer que estejam.

Para além da ficha standard, passa a haver também maiores preocupações com a eficiência energética dos carregadores, reduzindo os consumos em standby em 50%.


Infelizmente - como seria de esperar - a Apple tem-se mantido "afastada" desta iniciativa...


Realmente, já era mais que tempo de se acabar com a palhaçada que reina no mercado. Quem já tentou recarregar o seu telemóvel fora de casa bem sabe a aventura que é descobrir alguém que tenha um modelo igual (ou compatível) com o seu telemóvel.
(E o que me chateia ainda mais são aqueles telemóveis com fichas micro-USB - mas que não permitem ser recarregados por ela, obrigando o uso de *mais uma ficha* para a electricidade!)

3 comentários:

  1. Excelentes notícias se isto for realmente implementado!

    Deviam era fazer essa merda para tudo quanto é periféricos que, por dentro, são exactamente iguais!

    Falo, por exemplo, das fichas USB "não standard" que os HTC usam ou os sacanas dos telemóveis que usam jacks para os phones com tamanhos não standard e fichas estranhas!

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  2. lol, a Apple foi uma das primeiras (mas certamente não a primeira, nem a unica) a usar consistentemente a porta USB para transmissão de dados *e* energia. :P Já reparaste que tipo de ficha tens do outro lado do cabo? Outro exemplo são os SonyEricssons, que tambem carregam via USB, embora muito mais lentamente. Os Nokias, por outro lado, precisam do carregador em separado.

    ResponderEliminar
  3. Sim, sei perfeitamente, ou não tivesse um iPhone e um iPod nano. No entanto, para ser considerado "universal", deve ter uma ficha standard de ambos os lados... algo que não acontece com nenhum destes aparelhos.
    Aliás, a Apple dá-se ao luxo de desactivar a saída de audio pelo docking connector a não ser que os fabricantes de acessório paguem para lá ter o chip de autenticação que activa essa função - algo que considero perfeitamente ridículo.

    ResponderEliminar