2009/02/10

GPS Fotográfico

Todos sabemos que a geo-localização é cada vez mais importante, e isso aplica-se também às fotografias. Saber não só "quando", mas também *onde* foi tirada uma fotografia torna-se cada vez mais popular, permitindo a integração das fotografias com os serviços geográficos que permitem organizar os albuns não só por temas, mas também por locais.

É por isso que cada vez mais fabricantes de máquinas fotográficas integram como acessório, a tão popular unidade receptora GPS para os seus equipamentos.

Ora... muitos de vocês interrogar-se-ão sobre como é que poderão ligar o tal GPS às vossas máquinas fotográficas.

... a resposta é mais simples e básica do que muitos imaginam: não ligam!

É mesmo verdade... estas unidades GPS são completamente independentes das máquinas fotográficas. O processo utilizado é o seguinte: o módulo GPS vai guardando o percurso feito durante o vosso passeio fotográfico, e posteriormente é feita a correspondência entre o momento em que foi tirada cada fotografia, e a vossa localização nesse instante.
 

Para todos os efeitos, poderão fazer o mesmo com qualquer unidade GPS que já possuam, dispensando o uso de um GPS "extra" exclusivamente para as fotografias.

Não me dei ao trabalho de procurar, mas é bem provável que já exista software gratuito que faça esse trabalho de interligação geo-temporal entre as fotos e uma rota de uma aparelho GPS.

6 comentários:

  1. Eu queria mesmo era que as câmaras já trouxessem GPS integrado e me poupassem esse trabalho! Mas penso que é uma questão de tempo, apenas

    ResponderEliminar
  2. Eu por agora tenho esse problema resolvido, já que 99% das fotos que tiro é com o iPhone.

    (Que independentemente de tirar fotografias foleiras, está sempre por perto - ao contrário da máquina digital com qualidade... que está "sempre" em casa quando mais se precisava dela)

    Mas passear pelas fotos com uma App tipo Koredoko, que vai mostrando as fotos e a localização onde foram tiradas, no mapa... dá sempre "show"! :)

    ResponderEliminar
  3. Existe sim, eu uso o meu que vei com o meu Grays2 mas diversos organizadores de fotografia fazem isso. Por norma qq logger de GPS devia trazer um programa que faz isso.

    ResponderEliminar
  4. Eu faço a localização com o meu GPS do Nokia N78, e depois faço a interligação com soft free que ja existe... Os resultados são excelentes.

    Roscas

    ResponderEliminar
  5. Boas,

    Eu uso o meu relógio Garmin Forerunner 405 (que uso principalmente para correr) e depois importo a rota para o Aperture que faz geotag das imagens.

    Abraço,
    Américo

    ResponderEliminar