2009/03/26

Apple Assassina App Store?

A Apple parece ser uma daquelas empresas que "dá uma no cravo, outra na ferradura" - que é como quem diz: tanto oferece coisas boas aos developers, como de seguida lhes dá uma tremenda chicotada.

Querem saber a última?

Não é segredo que o modelo de negócio que a Apple criou com a sua App Store para o iPhone, disponibilizando uma maneira simples e prática de qualquer pessoa poder criar um programa e rapidamente disponibilizá-lo a uma vasta comunidade, sem ter que se preocupar com distribuição ou detalhes como as formas de pagamento, tem sido um grande sucesso.

Pessoas "normais" tornaram-se milionárias da noite para o dia, ao lançarem uma única app bem sucedida na App Store.

Mas eis que tudo pode mudar. Uma nova cláusula pode dar origem ao inverso: levando qualquer developer à falência.


Os utilizadores vão ter 90 dias para decidir se gostam do programa que compraram e, dentro desse prazo, podem pedir o reembolso do dinheiro que pagaram.
Até aqui tudo bem... quantas vezes não acontece pagarem por um programa que depois se revela não ser exactamente aquilo que estava anunciado, ou então ter problemas de estabilidade, ou erros?

O problema está no "pequeno pormenor" da Apple poder decidir reembolsar o utilizador no valor total da compra - mas - mantendo a sua comissão de 30%. Nesse caso, cabe ao developer suportar os encargos extra daí decorrentes.

Ou seja, compram uma App por 100 Euros:

  1. A Apple recebe imediatamente os seus 30 Euros de comissão, e eventualmente mantém os restantes 70 euros cativos durante os 90 dias seguintes.
  2. O utilizador decide que não está satisfeito, e pede o reembolso
  3. A Apple devolve-lhe os 100 euros, mas exige ao developer os 30 euros da sua comissão.
  4. Em vez de ganhar 70 Euros, o developer tem - ele próprio - que pagar os 30 euros.

Parece-me obsceno querer fazer dinheiro desta forma à custa de quem realmente trabalha para manter a App Store com programas interessantes. A Apple faz uma fortuna à sua custa... e agora quer continuar a enriquecer, quer venda quer não venda?


Poder-se-á argumentar que, no caso de Apps bem feitas, os reembolsos serão praticamente inexistentes.
Mas há que considerar as políticas e interesses nem sempre saudáveis que regem este mundo: no pior dos casos, um grupo mal intencionado pode lançar uma "mega-campanha" de compra-e-devolução contra uma App específica e que poderia ter um sério impacto nas finanças de um pequeno developer, ou até mesmo arruiná-lo completamente.

Quando muito, cobrar parte dos custos reais do processamento e transferências de dinheiro... ainda se admitia - não esquecer que estamos a falar de Apps que são aprovadas pela Apple para que estejam na App Store; ou seja, em último caso, a responsabilidade também é deles. E se a aprovam, estão implicitamente a dar-lhe um "selo de garantia" que devia oferecer - no mínimo - esse suporte dos custos em caso de reembolso.

Esperemos que esta situação fique esclarecida nos próximos tempos, senão... pensem bem antes de se aventurarem a lançar um programa na App Store. Em vez de se tornarem milionários podem é ficar em maus lençois e cheios de dívidas com a Apple.

6 comentários:

  1. E há estudos que indicam que uma parte significativa das apps é utilizada pelo comprador durante cerca de uma semana.
    Ora e se eu comprar uma app, usufruir dela e depois pedir o dinheiro de volta?

    ResponderEliminar
  2. vamos ver se os protestos na internet não os fazem voltar atrás...isto é estúpido

    ResponderEliminar
  3. Que parvoíce...não sei é se irão REALMENTE haver protestos pela internet (pelo menos por parte dos utilizadores - quem realmente interessa)!

    Eu como developer acho realmente injusto (e como pessoa também o acho :o)). No entanto, para a maior parte das pessoas o que importa é poderem ser reembolsados!

    O reembolso é deveras interessante. Existem várias Apps que gostava de experimentar mas que não estou disposto a pagar APENAS para experimentar! :o\

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  4. Já agora, se a Apple quiser manter uma regra parva dessas acho que SÓ o deveria fazer se as suas comissões fossem realmente baixas (tipo, 1% no máximo)!

    Assim sendo...já não achava tão injusto para ambas as partes!

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  5. Num jogo de 90 cêntimos, o developper fica com 63 cêntimos (70%) e a Apple com 27 cêntimos (30%). Para devolver os 90 cêntimos ao comprador a Apple é capaz de ter encargos bancários, talvez de 27 cêntimos (igual aos 30%).

    Agora se o jogo custar 9 dólares, devolvê-los iria custar os mesmos 27 cêntimos, mas os 30% já seriam 2,7 dólares.

    Embora pense que nos dois casos acima a Apple pudesse ficar com 27 cêntimos também me parece que no segundo não podia ficar com com 2,7 dólares.

    O que está no novo acordo é "Apple will have the right to retain its commission" (tem o direito de, não quer dizer que o venha exercer ... ou o exerça sempre). Isto é o clausulado habitual para as empresas se protegerem. A Apple tem uma certa tendência para se proteger de mais nas licenças de utilização/contratos. Como alguém observava, vamos ver o poder negocial dos "developpers" para alterar esta cláusula.

    ResponderEliminar