2009/03/16

Carregador para iPhone Não Autorizado

No seguimento do meu post sobre os headphones do novo iPod, em que mencionei o absurdo que é ter chips de autenticação em headphones, ou em meros carregadores de bateria - surgiram algumas dúvidas sobre a veracidade do que dizia. Nomeadamente o de um tal senhor Hélio Fonseca, que sucintamente me colocou a questão nos termos "Pics or sftu..."

Eu bem sei que tudo o que se diz, vê, ou lê na internet não é verdade (longe disso) - mas penso haver necessidade de também dar algum crédito a quem merece; ou no mínimo, analisar bem o tom das palavras que se escrevem num comentário.

Portanto aqui fica a prova do que disse anteriormente, que até para usar uns ridículos 5V de alimentação para carregar a bateria, é necessário pagar a "taxa apple".

Se tentarem ligar um destes carregadores num iPhone:


O resultado é este:

This accessory is not made to work with iPhone
Charging not supported with this accessory

Eu traduzo, para que não hajam dúvidas:
Este acessório não é feito para trabalhar com o iPhone
Carregamento não suportado com este acessório.

Não se equivoquem... a ficha é exactamente a mesma que qualquer outro carregador "oficial" para o iPhone. E estamos a falar exclusivamente de alimentação de energia eléctrica, e não de nenhuma funcionalidade avançada, como comunicação de dados, ou - imagine-se! - aceder a uma saída de áudio.

Para se ter uma noção ainda melhor do maior absurdo que isto é, há acessórios que trabalham com o iPhone original, mas que no iPhone 3G não. Ou seja: comprar um carregador para "iPhone" não oferece nenhuma garantia que ele trabalhe num iPhone 3G, a não ser que exiba explicitamente que o faz.
Esperemos que a pressão da UE para uniformizar os carregadores faça com que estas práticas se tornem obsoletas num curto espaço de tempo.


Agora só falta dizerem-me que a imagem foi feita no Photoshop... Mas, por muito que gostasse, não tenho habilidade para tal. :P

7 comentários:

  1. ah eu também liguei o meu carregador nokia e o iphone também não carregou e tal!!! :P eheheh

    Opah, eu só não fui testemunha disto logo no dia em que comprámos o carregador, porque as fichas do isqueiro do meu carro não estão a funcionar!

    ResponderEliminar
  2. Caro,
    Essa mensagem surge devido apenas ao facto de que o iPhone requer que a alimentação seja capaz de fornecer 500mA de corrente, algo que a maioria dos isqueiros dos carros não suporta na linha dos 12volts, pelo menos não sem charge-pumps. Outro motivo são esses mesmos 12 volts: os iPhones novos só suportam carga por 5 volts, e quando o iPhone detecta as linhas de 12 volts nessa ficha (a 19 e a 20, creio) assume que se trata de um carregador antigo e não tenta carregar. Se, nesse carregador, cortar as linhas de 12 volts, o iPhone deverá carregar na perfeição (assumindo claro que o carregador faz a regulação 12v-5v).

    Na minha opinião são apenas decisões técnicas por parte da Apple, com o benefício indirecto de gerarem mais dinheiro e alienarem mais clientes, de facto.

    ResponderEliminar
  3. Anda-me a intrigar (...e a chatear) o facto de o carregador do iPod clássico da própria Apple não funcionar no iPod Touch.

    No entanto, um transformador de corrente eléctrica para a corrente USB (output 5V e 500mA) já dá, em ambos.

    Li o que o ilustre "anónimo" anterior escreveu e parece que o iPhone usa os mesmos 5V e 500mA. Se for assim, tal como para o iPod Touch, não é preciso um carregador Apple

    (Ainda vou ver se o carregador do iPod clássico tem output de 12V, o que me resolvia o "mistério" de não carregar o Touch, seguindo a explicação dele)

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. já que se está a falar da apple e das suas "habilidades" (eheheh) será que não se devia também referir o facto de o novo iphone shuffle não suportar outro tipo de headphones que não sejam os officiais?

    Para quem quiser ler mais sobre o assunto:
    http://www.bit-tech.net/news/hardware/2009/03/16/ipod-shuffle-locks-out-third-party-headphon/1

    ResponderEliminar
  5. @salgado

    Foi exactamente o caso dos headphones que deu origem a este post.

    @Anonimo
    No meu automóvel, a ficha do isqueiro tem um fúsivel de 10A (a 12V), portanto... não estou a ver qual a dificuldade de fornecer 500mA a 5V.
    Depois, a questão é mesmo essa: porque razão um carregador que trabalha com um iPhone (de 1ª geração) deixa de funcionar com um iPhone 3G?
    Será certamente alguma alteração, quer seja nos 12V do Firewire, ou nos sinais que têm que estar presentes nos pinos USB... mas seria preciso complicar tanto o caso para fazer com que os seus equipamentos, com uma ficha "pseudo-standard", fossem compatíveis entre si - pelo menos no que toca a carregadores?

    ResponderEliminar
  6. @anonimno 1: "a alimentação seja capaz de fornecer 500mA de corrente, algo que a maioria dos isqueiros dos carros não suporta na linha dos 12volts"

    Ah?? Diz lá de novo?
    Se uma ficha de esqueiro nao fosse capaz de fornecer 500mA a 12V, nem pra isqueiro servia...

    ResponderEliminar
  7. realmente só me apercebi desse post depois de ter feito aqui o comentario :\

    ResponderEliminar