2009/03/18

iPhone OS 3.0

O destaque do dia vai para a apresentação realizada pela Apple ontem ao final da tarde, sobre a próxima actualização do sistema operativo do iPhone e iPod Touch.
 
Que podemos então esperar do OS 3.0?



Copy Paste

Para começar, algo que era frequentemente apontado como uma das grandes falhas inexplicáveis do iPhone:
o Copy-paste vem finalmente aí!

Fazendo duplo-tap sobre um texto faz aparece uma caixa de selecção para gerir a função de copy-paste, e no caso de terem feito algo que não desejavam podem abanar o iPhone para anular a operação a qualquer momento.

O copy-paste funciona também com fotos, sendo agora possível seleccionar várias fotos e enviá-las num único email.


Spotlight
A necessária remodelação às "páginas" de apps instaladas surge na forma do spotlight, uma nova página situada à esquerda da página home inicial. Este spotlight permite fazer a pesquisa de apps, contactos, músicas, mapas, e qualquer outra informação no vosso iPhone (desde que as Apps o permitam.)
Passa assim a ser mais fácil encontrar o que vos interessa, sem andar a "passear" por todo o lado.


Pesquisa no Mail, Calendário e iPod
Um pouco no seguimento do que foi dito para o spotlight, o iPhone passa agora a permitir também fazer pesquisas dentro de cada uma destas aplicações.


Tethering 3G
A Apple passa a suportar oficialmente o tethering, permitindo o uso do iPhone como ponto de acesso à Internet para outros dispositivos - e que poderá ser feito via cabo USB ou Bluetooth.
A última palavra cabe, no entanto, às operadoras - que poderão permitir, ou não, o seu uso.


Teclado em modo Horizontal
Para os escritores intensivos, a possibilidade usar o teclado em modo horizontal em apps que até aqui permitiam apenas o uso no modo vertical, será certamente apreciada. Escrever emails, SMS, e notas em modo horizontal será bem mais agradável.



MMS
Mais uma das críticas que muitos apontavam como uma grave falha, está agora colmatada. O suporte nativo para mensagens MMS. Bem sei que já era possível enviar e receber MMS usando uma app da Vodafone - mas não estava isenta de falhas (não poder estar ligado por WiFi, por exemplo) Algo que agora se tornará... bem mais prático e simples de usar.
(Continuo a dizer que, com email sempre à mão, pagar MMS e SMS a peso de ouro é completamente ridículo.)


SMS
A gestão dos SMS também foi remodelada, podendo agora ter "assuntos", e permitindo a eliminação de um ou vários SMS de uma conversação. (Neste momento, era "tudo ou nada".)
A lista de chamadas efectuadas/recebidas também sofreu remodelações.


Stereo Bluetooth A2DP audio
Finalmente, o bluetooth no iPhone vai servir para mais que usar com um simples auricular. Headphone stereos sem fios são agora uma excelente opção para quem os quiser usar.


Voice Notes
O iPhone passa a contar também com uma app nativa para gravar/tocar voz e sons.

Enviar/Receber Ficheiros
Trocar ficheiros entre iPhones ou iPod Touchs passa agora a ser mais simples.

Peer to peer
Graças ao Bluetooth, será possível interligar iPhones que se encontrem na proximidade, e trocar informações entre eles.


Notificações Push
A resposta da Apple às aplicações a correr em segundo plano (que segundo a Apple prejudicam seriamente a performance e autonomia) estas notificações permitirão que o iPhone receba informações sem necessidade de ter o programa em execução.
Programas de Instant Messaging, por exemplo, serão agora muito mais atractivos de usar.


Novidade para os Programadores
Passa a ser possível utilizar as funcionalidades geográficas dos mapas presentes no iPhone em qualquer app.
Existência de um serviço VoIP para permitir a comunicação por voz a partir de qualquer App (quando em modo WiFi.)
Os programadores passam a poder usar a vibração (rumble) nas suas apps.
Gravação de aúdio a partir de uma API standard, evitando "truques" como era feito até agora.
Acesso às músicas do iPhone a partir de outras apps, permitindo - por exemplo - que um jogo possa tocar a música que vocês escolherem da vossa playlist.


App Store
A App Store passa a ter mais modos de utilização, permitindo a compra de conteúdos periódicos (subscrições ou assinaturas.)
Passa também a ser possível aceder à App Store a partir de qualquer App, fazendo com que seja possível comprar "extras" para Apps dentro da própria aplicação


Quanto custa?
Este update será gratuito para todos os possuidores de iPhones, custando $9.95 para os iPod Touch.

Espera-se que esteja disponível ao público em Junho/Julho.


[Actualização]

Faces às críticas que têm surgido, de estes updates serem "poucos", "tardios", ou de "coisas que deveriam ter estado disponíveis desde o início"... tenho que salientar um pequeno pormenor que é: o facto de a Apple estar continuamente a actualizar o software do iPhone e a disponibilizá-lo a todos os possuidores.
Quantos modelos/fabricantes podem dizer o mesmo de um seu produto lançado há quase dois anos, e ao qual vão adicionando novas funcionalidades?
Esperemos que os outros fabricantes aprendam com a Apple e passem a dar mais valor ao suporte continuado, em vez de lançarem novos modelos a cada 6 meses e deixando para trás todos os que compraram os modelos anteriores.
Afinal, por muito bom que seja um qualquer smartphone, digam-me, ao verem este histórico de actualizações: sentem-se mais assegurados ao comprar um iPhone ou a comprar um qualquer outro aparelho que mal é lançado fica logo "obsoleto" com anúncios do próximo modelo que virá nos próximos meses?

Acho que isto é uma daquelas coisas que infelizmente se tornou tão habitual, que as pessoas já nem estranham... mas deviam.

9 comentários:

  1. Não quero que pensem que vou cascar no iPhone, até porque como o Carlos bem sabe, considero-o um extraordinário aparelho, apesar de pessoalmente não ter optado pelo mesmo por achar que este possuía demasiadas falhas a nível das capacidades do hardware e do software.

    Esta nova versão do software é uma brisa de ar fresco. Vem corrigir muitas das deficiências do iPhone e tornar o mesmo num aparelho ainda melhor do que era.

    Mas visto noutra perspectiva, esta actualização é uma vergonha. É que o que ela vem acrescentar nunca deveria ter acontecido. Vejamos:

    Copy & Paste - Isto não é verdadeiramente uma nova feature. Diga-se que é mais resolver algo que nunca deveria ter acontecido, que era a ausencia da opção.

    New Spotlight. iPhone OS 3.0 will allow you to search across the entire information contained in your device - 8 GB e sem pesquisa logo de origem? mais uma vez trata-se de correcção de falhas inadmissiveis.

    3G Tethering. This feature will allow you to connect your iPhone 3G to a laptop, to use it as a modem to access the internet. - Isto existe nos nokia pelo menos desde 2002, se não antes (se bem que na altura não era 3G).

    Multimedia messaging - Mais uma correcção de uma falha que nunca deveria ter existido.

    Stereo Bluetooth A2DP audio - Mono no século XXI era um bocado exagerado não?

    Automatic login in Safari. - Xii patrão. Esta opção é a descoberta do século.

    Shake to shuffle music - Acelerómetros para que vos quero? Isto é suportado por todos os telefones com acelerómetros, e o iPhone não tinha?

    Wi-Fi auto-login - A sério? Quem vê estas novas features deve-se é questionar sobre o raio de serviço que tinha antes. Estas coisas são básicas, pelo menos para mim dado que o meu telefone tem isto tudo.

    Voice memo application - Bem... isto é uma aplicação. Não me choca que não viesse de origem pois aposto que havia toneladas disto na App Store. Mas ok, se os outros trazem, porque não o iphone ter tambem?

    Send and receive files. A dedicated application to exchange files between iPhones or iPods touch. - Hurrah... Continua limitado. Talvez no 4.0 fique direito.

    ResponderEliminar
  2. O que interessa é que é uma actualização que vem melhorar bastantes aspectos que foram duramente criticados.
    Alguns deles por "falha" da Apple, outros por "questões legais" - coisas que sempre se puderam fazer no iPhone, mas obrigando a "jailbreakar" o aparelho para instalar software de fontes não oficiais.

    Independentemente de tudo isto, e como grande ponto positivo é que os clientes com um equipamento que já vai para os 2 anos, continuam a ter a possibilidade de ir actualizando o seu iPhone, e ganhando novas funcionalidades.
    Diz-me quantos outros telemóveis com mais de 1 ano têm essa "sorte" (que devia ser *obrigação* dos fabricantes)?

    Muita coisa muda em 2 anos, e coisas que agora são "evidentes", eram na altura uma incógnita.
    Coisas como a App Store, por exemplo - que agora todos se apressam a copiar - obrigaram a repensar o interface, originalmente pensado para algumas páginas de "flicking", e agora se vê inapropriado para gerir 9 páginas de apps.

    Os auto-logins, não confundir as coisas: o iPhone faz auto-login nas redes wi-fi detectadas, tal como o Safari o faz para sites com os cookies.
    Este novo auto-login refere-se aqueles serviços wi-fi onde tens que aceder primeiro a uma página de validação, e que posteriormente te dá acesso à net: como acontece nos hotspots PT WiFi; e que actualmente obriga a que lá vás clicar manualmente.

    Esperemos é que o push apareça realmente, e que este novo OS 3.0 não traga muitos bugs.
    Senão, cá estaremos para cascar nele! :)

    ResponderEliminar
  3. Seja como for, congratulo este patch... O iPhone é um grande equipamento, e com este novo OS torna-se ainda melhor.

    Como disse, só lamento estas correcções não terem existido desde sempre.

    ResponderEliminar
  4. Eu é que o lamento, que tenho vivido com essas limitações nos últimos meses - e que, mesmo com elas, continuo a achar que os benefícios superam em larga escala as limitações.

    ResponderEliminar
  5. Acho que está a faltar uma componente na lista das novidades do iPhone OS3 - mais 1000 APIS para os programadores.

    Se já exitem 25000 aplicações e foram feitos 800 milhões de downloads, com as novas APIS vão disparar. Acho que a grande vantagem do iPhone e iPod Touch está no software.

    Bastante interessante a apresentação:
    http://events.apple.com.edgesuite.net/0903lajkszg/event/index.html

    ResponderEliminar
  6. «Continuo a dizer que, com email sempre à mão, pagar MMS e SMS a peso de ouro é completamente ridículo.»
    No teu caso tens o email na palma da mão, mas quantas pessoas se podem gabar do mesmo?
    As SMS e MMS podem ser mais "arcaicas", mas ainda são a forma mais fácil e imediata de chegar a uma maioria.

    Quanto ao resto, concordo que são correcções de problemas que na maior parte dos casos nunca deviam ter acontecido de início, mas ainda bem que a Apple ouviu algumas das queixas.

    Muitos dos factores que me levavam a manter fortemente arredado desse telemóvel desapareceram.

    Bom trabalho Apple, já só há mais 374 itens a implementar :)

    ResponderEliminar
  7. Pronto, lá vais tu pedir um ao patrão... ;)

    ResponderEliminar
  8. "(Continuo a dizer que, com email sempre à mão, pagar MMS e SMS a peso de ouro é completamente ridículo.)"

    Eu não pago nada pelas MMS. E há muita gente assim. E pelo email pago.

    Acho que as grandes inovações vão vir dos 3rd parties.

    Mesmo assim, espero que resolvam a questão das notificações, não quero aquelas cenas sempre a saltar para o meio do ecrã-

    Foi um anuncio muito satisfatório, mas insuficiente para me fazer esquecer o jailbreak

    ResponderEliminar
  9. Uma coisa não invalida a outra:
    A Apple tem o dever de melhorar o mais possível o seu produto; mas isso não invalida que haja "necessidade" de se poder instalar programas que nos interessam e que não estejam na app store oficial.

    Quanto aos MMS/Email, claro que cada um usará o que mais lhe convém. Mas deixa-me que te diga - um iPhone sem acesso à net (mesmo que com apenas 250Mb) fica bastante limitado. ;)
    A maior vantagem que tem, é a qualquer momento poder ver email, web, mapas, sem ter que me chatear com custos excessivos.

    ResponderEliminar