2009/04/29

Windows 7 XP Mode

Outra dos novidades do Windows 7 é o chamado XP mode (parece que o XP está a ser mais difícil de esquecer do que a Microsoft esperaria.)

Este modo "especial" permitirá simular completamente o popular sistema operativo, permitindo executar programas do Windows que actualmente não funcionam no Windows Vista.

No entanto... não pensem que será assim tão simples.

Para poderem usufruir deste XP Mode, tem que cumprir com vários requisitos:

  1. Precisam de um CPU que suporte virtualização por hardware.
  2. Um mínimo de 2GB de RAM.
  3. Mesmo sendo gratuito para quem comprar o Windows 7 Professional, Windows 7 Enterprise, ou o Windows 7 Ultimate, para usarem o XP Mode necessitarão de uma licença do Windows XP SP3 legal.
Se o 2º ponto não é crítico (hoje em dia a RAM é barata o suficiente para que todos optem por ter 3 ou 4GB de Ram) já os outros... ahem...

No que diz respeito à vitualização por hardware:
Se os AMD suportam isso desde os Athlon 64, no caso do Intel a coisa é bem mais complicada. É que exceptuando os novos i7, as séries Pentium, Atom e Core 2 variam conforme os modelos. O melhor mesmo é verificarem se o vosso CPU suporta virtualização por hardware usando este pequeno programa.

Quanto ao ponto 3... demonstra que não há nada melhor do que vender um sistema operativo, a não ser... vender dois sistemas operativos!
Ok, na maior parte dos casos, os clientes terão já licenças de máquinas antigas que queiram migrar para o Windows 7, mas... ao ver lá explicitamente escrito XP SP3, isso quererá dizer que todas as licenças anteriores do XP "original", do SP1 e do SP2 ficam sem poder usar este modo?

Já nada me surpreende... mas pergunto-me qual será a lógica de investir dinheiro em novo software e hardware se o objectivo é continuar a correr os programas antigos tal como já é feito actualmente?
Não será mais simples continuar a usar o XP?
E quando a MS finalmente ganhar a coragem de "matar" o XP, considerar então as melhores alternativas para evoluir... sejam elas quais forem (provavelmente já um Windows 9, ou um Ubuntu 12 que - aliás, diga-se de passagem, para correr um XP virtualizado, isso já se pode fazer hoje em dia com qualquer outro sistema operativo... não precisamos esperar pelo Windows 7.)

10 comentários:

  1. Já tinha lido acerca do assunto. A imprensa anda tão ávida de notícias do monopólio, calculo que devam receber ao caractere, que nem leram o comunicado da MS. Ontem, já andava o pessoal da MS, todo atrapalhado, a corrigir a divulgação do "modo XP" do 7!
    O grande problema deles vai ser mesmo fazer esquecer o XP e o rotundo fracasso que foi o Vista.
    Estava mais que visto que a pressa em meter cá fora o 7 a todo o vapor iria ter consequências ao nível de suporte de hardware e daí terem tirado o coelho da cartola - "Virtual PC" para correr o XP onde o 7 não o pode fazer!
    Não sei é como o pessoal embarca nisto e não continua com o XP até sair o 7 SP1. Daqui a duas décadas, talvez...

    @braço.

    PS: O que a MS anda a fazer com o XP é mesmo mau. Acabado o período de suporte grátis andam a descobrir os problemas que toda a gente já sabe desde há muito tempo. Ao mesmo tempo que cobram pelo suporte a estes problemas vão inserindo cada vez mais FUD contra aquele que deverá ter sido o melhor SO saído daquela casa - a seguir ao 2000 Pro, claro!

    ResponderEliminar
  2. Typo: "Não ser mais simples continuar a usar o XP?"
    "Não será..."

    ResponderEliminar
  3. Os screens do XP Mode. Não funciona do mesmo modo que o Virtual PC com separação guest/host quanto às aplicações e mera partilha de ficheiros. As aplicações podem ser instaladas no XP e acedidas a partir do ambiente de trabalho do Windows 7.

    A instalação do XP para o Vista em empresas foi bastante traumatizante e mal sucedida (o que não quer dizer que o Vista seja mau). Este "mix" Windows 7 / XP aponta para uma transição mais suave.

    http://www.winsupersite.com/win7/xp_mode_pre_shots.asp

    ResponderEliminar
  4. Eu também vi uns shots por ai e fiquei confuso sobre como isto ia funcionar! Agora que falaste em "cpus que suportem virtualização" já estou a ver a merda que os gajos estão a fazer... :o)

    De facto é como tu dizes: nem todas as boards Intel têm suporte ao Intel VT! Já tive MUITOS problemas em arranjar boards que o suportassem (o CPU suportava mas a board não)!

    SE eles conseguirem criar uma experiência transparente para o utilizador onde as aplicações para o XP, embora virtualizadas, correm como se fossem nativas, é ESPECTACULAR!

    De facto, eles TÊM as capacidades técnicas para o fazer: podem moldar o Windows 7 para conseguir fazer isso mesmo (ie: carregar o sistema operativo todo num serviço e depois fazer "hooks" ao sistema operativo virtualizado mostrando APENAS o GUI da aplicação executada.

    Estou MUITO curioso para ver isso...

    Se for para correr o Windows XP dentro de um VirtualPC que se lixe a taça..lol, realmente é uma solução DE MERDA! E é apenas chamar a algo já existente um nome diferente para dizer que criaram algo novo :oP

    No entanto, nos screenshots que vi estava lá REALMENTE uma janela do Virtual PC...

    ESPERO BEM que tenha sido só uma imagem criada por um qualquer jornal online E NÃO COMO A COISA FINAL VAI FICAR!

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  5. Para converter o Windows XP ou o Windows Server 2003, no sentido de se parecer com o Windows 7 e ainda emular algumas features do dito cujo, existe a aplicação Seven Transformation Pack, que é de borla:

    http://majorgeeks.com/Seven_Transformation_Pack_d6178.html

    ResponderEliminar
  6. Numa das máquinas de teste que possuo, instalei num Xp Home Edition 3 emulações Xp/Vista (uma de cada vez. claro!). Também são freeware e depois de instaladas ficaram quase quase idênticas ao modo Vista. São o Vista Inspirat, Vista Transformation Pack, Vista Xp e o menu do Vista/Xp - Vista Start Menu Pro (este é pago mas é baratuxo). Cada um destes pacotes esteve a funcionar cerca de 15 dias cada um e nunca tive problemas a qualquer nível com o hardware e/ou software e, ao mesmo tempo, desenjoei da visualização em modo Xp... dá para nos enganarmos um pouco! Num intel Core2Quad de 64 bits e 8GB de memória tenho instalados em dual boot o Vista Home Premium e o Windows 7 Ultimate a funcionarem sem problemas.

    ResponderEliminar
  7. "XPM will run XP in a VM under Windows 7, which will use VirtualPC technology to simulate a PC, and that is the key to why it will be so broken when it shows up."

    :-)))

    É só rir.

    SCAM, dizem estes:
    http://www.theinquirer.net/inquirer/news/975/1051975/xp-mode-windows-scam

    A cena mais infeliz de tudo isto foi ver a pressa com que o pessoal afecto a escrever qualquer coisa na net, principalmente referente à MS, caíram na esparrela. Que nem patinhos!

    Poucos agora são os que se prestam a rectificar a deturpada notícia... :-))

    @braço.

    @braço.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo1/5/09 16:07

    Enfim é o costume, toda a gente comenta e diz asneiras.

    Primeiro não é necessária licença adicional, já que está incluída (e este XPM não está disponivel em todas as versões)

    Depois, isto não é nada de novo, é VPC, com uma experiência menos "intimidante" para o utilizador final, e isto foi tecnologia adquirida a israelitas chamada Kidaro que agora é designada por MED-V http://www.microsoft.com/windows/enterprise/products/med-v.aspx

    E naturalmente não vai ser a solução para todos os problemas de compatibilidade aplicacional, e pelas edições em questão é direccionada para o ambiente empresarial.

    Os problemas de compatibilidade aplicacional hoje, também já não se colocam como no momento da saída do Vista, a experiência com o 7 será seguramnte muito melhor.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo1/5/09 16:43

    Já agora bom bom teria sido terem implementado algo semelhante a isto no 7 http://www.microsoft.com/systemcenter/appv/default.mspx

    APP-V em vez de MED-V isso sim seria brutal, mas compreendo que implementar MED-V era uma decisão muito mais simples de tomar, por ser mais simples de implementar nestes cenários.

    ResponderEliminar
  10. Sim, na CNet dizem que a licença do XP SP3 já virá incluida no XP Mode.

    A virtualização vai ser a palavra de ordem nos próximos tempos, e muito se tem feito (e mais se irá fazer) nesse sentido.
    Num futuro não muito distante (se é que não será possível já hoje) não me admiraria de ver programas OS X, Windows, e "Linux" a correr lado a lado num mesmo desktop - em vez do que é mais comum hoje em dia, de ter um "desktop virtualizado" para cada um deles de forma independente.

    ResponderEliminar