2009/05/08

Bússola Electrónica no novo iPhone

A possibilidade do novo iPhone trazer uma bússola electrónica parece quase confirmada, com novas imagens a  sugerirem a sua existência.


Para aqueles que questionam a necessidade de uma coisa deste tipo, numa altura em que já temos o GPS - digo-vos apenas: se estiverem parados num cruzamento e planearem uma rota, sabem imediatamente qual das estradas têm que seguir, e qual o sentido correcto?
Pois... é que o GPS só consegue determinar a vossa orientação quando estão em movimento, analisando de onde vêm. Com esta bússola electrónica, o sistema poderá dizer-vos exactamente para onde se devem virar antes de seguir viagem.

Para além disso, em conjunto com os acelerometros, permitirá melhorar a precisão da navegação quando estão em locais com fraca recepção dos sinais GPS (como em túneis), já para não falar noutras possibilidades como um streetview mais interactivo:




No entanto, para além desse pequeno pormenor, achei bastante interessante tudo isto estar localizado num novo ecrã "General Location" e a existência de um Location Daemon.
Ora Daemon refere-se a um processo que corre continuamente no "background" do sistema operativo.
Poderemos então esperar que o novo iPhone - ou melhor dizendo, o sistema Operativo 3.0 - permitirão uma integração total com serviços como o Google Latitude, actualizando continuamente a vossa localização (se assim o entenderem?)
Essa seria a única forma de o fazer, já que de outra forma uma App feita por terceiros nunca poderia estar a ser executada continuamente, parando assim que regressassemos ao menu principal ou iniciássemos uma nova aplicação.
Interessante... vamos lá ver o impacto que isso terá na autonomia do iPhone.

2 comentários:

  1. Ah ah! Ora aqui está algo extremamente útil (que eu já te falei no outro dia e tu respondeste que o Maps do iPhone é meramente indicativo :oP

    By the way, escreve-se "bússola" ;o)

    Hugz!
    Luís

    ResponderEliminar
  2. Thanks. fixed.

    Nunca disse que era meramente indicativo - disse apenas que, como vem de série, serve para desenrascar mas não substitui um navegador GPS dedicado.

    E mesmo com um programa com o Ndrive ou equivalente, é sempre complicado não poderes fazer mais nada enquanto queres saber para onde vais. Senão, sais da app, e ooops... lá se foi a estrada onde tinhas que virar.
    É como tudo... ter um tudo-em-um tem muitas vantagens, mas também tem as suas desvantagens.

    ResponderEliminar