2009/05/19

DisplayLink - Um Monitor onde menos se espera

Agora que o DisplayLink começa a tornar-se mais comum (permitindo ligar os vossos computadores a monitores extra, usando apenas uma ficha USB em vez de necessitarem de placas gráficas com múltiplas saídas de vídeo) é com enorme agrado que vejo que o seu fabricante disponibilizou o código-fonte dos seus drivers em Linux, permitindo que a comunidade open-source pudesse finalmente utilizá-los como muito bem entendesse.

O resultado?


Imaginem o que será poder ligar um monitor a aparelhos que tradicionalmente nunca imaginaríamos ser possível... que tal, um router transformado em "computador"?
Com os drivers disponíveis, qualquer sistema com um microprocessador e uma porta USB pode dar uso a um destes monitores DisplayPort.
Não me custa imaginar que dentro em breve, muitos outros projectos open-source/open-hardware surgirão, dando maior impulso a estes monitores USB e à tecnologia DisplayPort.

2 comentários:

  1. Se isso for barato, até pode ser uma boa solução para por em bastidores com servidores Linux :o)

    ResponderEliminar
  2. É uma questão de tempo, por enquanto isto só aparece em alguns monitores... mas à medida que reduzem os custos, qualquer dia isto virá em todos os monitores. E depois cada um usa como mais lhe der jeito. :)

    ResponderEliminar