2009/05/18

Eee Rotate

Já alguma vez quiseram utilizar o vosso Eee PC como eBook Reader - ou simplesmente, na vertical?

Pois bem, com este Eee Rotate isso torna-se bastante simples. Basta pressionarem a combinação de teclas CTRL+ALT+RIGHT para rodar o ecrã 90º para a direita, ou CTRL+ALT+UP para regressar à orientação original.

Particularmente interessante é o facto de o próprio input do trackpad acompanhar a rotação do ecrã, continuando a ser de fácil utilização.(No entanto, se usarem um rato USB externo, não terão tanta sorte.)

4 comentários:

  1. João Sousa18/5/09 13:40

    Qual é o chipset gráfico? Se for Intel, a combinação AltGr+Seta não faz a rotação?

    ResponderEliminar
  2. É intel, mas... isso dependerá do driver utilizado não? Para surgir um programa para fazer isto, imagino que seja algo que ele não faça de série.

    (Para não falar no facto de manter a trackpad sincronizada com a orientação do ecrã.)

    ResponderEliminar
  3. João Sousa18/5/09 14:39

    Bom, a única coisa que posso dizer é que, em todos os chipsets Intel que tenho instalado no último par de anos, o driver permite essa opção. Em particular, pedi agora emprestado um EEEPC 900A de um cliente e estou a ver que é possível rodar o ecrã.

    As vantagens deste utilitário são mesmo o trackpad acompanhar a rotação do ecrã - algo que o controlador da Intel não faz - e o facto de ser independente do chipset (embora o autor, para se precaver, tenha escrito "should work" ao invés de "works"). Portanto, sim, tem vantagens.

    ResponderEliminar
  4. BUGabundo18/5/09 17:22

    Os drivers da Intel fazem isso ja à mts anos para Windows.
    Em GNU/Linux n era assim tao simples pois depende do Xorg.
    No entanto, as novas versoes do X ja tem suporte para rotaçao e sincronismo com o touchpad e mouse (n eskecer o mouse!!)

    A ver se a ATi e NVidia implementam o mm

    ResponderEliminar