2009/05/05

iPhone OS 3.0 com Câmara Melhorada?

Muito se pode esperar de um update de firmware. Mas se pensavam que as melhorias seriam apenas a nível de software... enganam-se.

Aparentemente, a nova versão 3.0 do sistema operativo do iPhone vai também melhorar substancialmente a qualidade das imagens capturadas com a "velhinha" câmara.


Para além de ser menos susceptível a imagens "tremidas", a qualidade de imagem em situações de fraca luminosidade parecem ter sido alvo de grandes melhorias.


À esquerda, a fotografia tirada com a versão 3.0 do firmware, à direita a mesma cena fotografada com um iPhone com a versão 2.2.1.

... não será prenda melhor do que nos pedirem para trocar de telemóvel todos os anos? ;)

5 comentários:

  1. óptima noticia!
    Isso é valioso no iPhone.

    ResponderEliminar
  2. Sim, nada como "cripplar" o hardware e depois ir desbloqueando features todos os anos. :)

    ResponderEliminar
  3. Excelente! ;o))

    Não sei é até que ponto isso não vai puxar imenso pelo telemóvel? É que a utilização desse tipo de algoritmos de melhoria de imagem em tempo real puxam, normalmente, MUITO!

    PS: por brincadeira, será que o gajo que tirou a photo com o 2.x não tremeu? :oP hihihi

    ResponderEliminar
  4. Não necessariamente. Se o processamento estiver a ser feito no chip cmos de captura da imagem, pode ter sofrido uma optmização do processo de captura (exposição, ganhos, processamento on-chip.)

    Se o processo estiver a ser feito pelo cpu do iPhone, então continuará a ser feito, apenas com "settings" diferentes... pelo que o tempo de processamento não deverá sofrer grandes alterações (e poderá, inclusivé, ter sido ainda mais optimizado)

    Daqui por um ou dois meses saberemos. :)

    ResponderEliminar
  5. Luís, os gajos diziam que a foto do gato não foi apenas uma, mas umas 30 que saíram sempre assim daquela maneira. Vamos esperar que seja mesmo verdade! :D

    ResponderEliminar