2009/05/17

iPhone à Prova de Roubo com GadgetTrack

Estão preocupados com a segurança do vosso iPhone?

Concerteza já tiveram pesadelos em que alguém vos roubava o vosso precioso iPhone, com todos os vossos dados pessoais, centenas de fotografias, música, etc.

A primeira coisa a fazer é precaverem-se contra essa possibilidade, e actualizarem frequentemente o backup do vosso iPhone (isso é simples, e feito quase automaticamente pelo iTunes.)

No entanto, se pretendem poder vir a recuperar o vosso iPhone em caso de roubo, podem optar por usar o GadgetTrack.

Disponível para diversos dispositivos (telemóveis, portáteis, etc.) este GadgetTrack para o iPhone permite determinar a localização do vosso equipamento.

O processo é simples:

  1. Descarregar a App (gratuita) da App Store.
  2. Escolher a vossa página inicial nos "Settings" do iPhone, ir até "GadgetTrak" e escolherem a que quiserem.
  3. Introduzir o vosso número de série (podem vê-lo no iTunes quando seleccionam o vosso iPhone.)
  4. Correr a App, e registar gratuitamente com um email e password.
  5. Ir até http://www.gadgettrak.com/ e fazer o log in para activar o serviço. 
  6. Quando abrem a App no iPhone, ela funciona como o Safari - mas ao mesmo tempo está a enviar a localização do vosso iPhone e demais informação sobre a ligação.
  7. Uma vez que não é possível ter uma App a correr em "background" no iPhone, a única maneira de actualizar estar informações é executando esta App. Para isso, recorre-se a um artifício: uma vez que esta App se comporta como o Safari (e tem o ícon parecido) vamos trocar o Safari por este GadgetTrack.
  8. O Safari está normalmente colocado na barra de icons no fundo do ecrã do iPhone. Troquem essa App pelo GadgetTrak. (Arrastem o icon do Safari para outro ecrã, e coloquem o GadgeTrack no seu lugar.)
  9. Se o vosso iPhone for roubado e o ladrão tentar aceder à net usando o "Safari", poderão ver exactamente onde ele está e passar essas informações às autoridades. 




Possivelmente, tudo se tornará bem mais simples com o sistema 3.0 que supostamente irá permitir serviços de geolocalização com Location Daemon sem necessidade de correr uma app específica. Portanto... não fará mal se optarem por esperar mais umas semanas (se bem que, todo o cuidado é pouco, e mais vale prevenir que remediar.)

2 comentários:

  1. Sou só eu que penso que isto não tem a mínima utilidade?

    Alguém que nos roube o telemóvel não vai ligá-lo à internet obviamente.
    Imaginemos o roubo por passos:
    O 1º é logo desligar o telemóvel, a fim de evitar qualquer tipo de localização. Quer por algum programa externo, quer pelo próprio operador ou até para evitar receber chamadas e o telemóvel tocar ou vibrar.
    A partir daí, como o ladrão não sabe o PIN nunca mais o liga.
    Portanto vai a um amigo qualquer com o cabo/box necessária e vai formatá-lo e metê-lo um firmware de fábrica.
    A partir daí, nunca mais na vida o recuperamos!

    Na minha opinião a única coisa que está ao nosso alcance é ter o IMEI aponte (nem que seja na caixa onde veio o telemóvel). Se o telemóvel for roubado, vamos à polícia e fazemos a devida participação.
    Depois, temos que ir a uma loja Vodafone, e com comprovativo de compra e a participação de roubo, eles podem-nos bloquear o telemóvel.
    Este tipo de bloqueio é feito por IMEI, daí que mesmo desbloqueando, trocando firmware, etc, não há grande volta a dar. Fica mesmo bloqueado.

    Claro que também há programas que permitem trocar IMEI, mas já é uma operação bastante mais complicada.

    @braço

    ResponderEliminar
  2. @Toni

    Acho que sobre-estimas a capacidade mental dos gatunos. :)
    Quase todos os dias ouvimos falar de ladroes que sao apanhados por "estupidezes" semelhantes. ;)

    ResponderEliminar