2009/05/15

Meo 100Mbits Fibra Óptica

Depois da Clix e da Zon, é a vez da Meo também oferecer as vantagens da fibra óptica aos seus clientes, com velocidades até 100Mbits (e volto a salientar: até.)

Tenho apenas um amigo que já tem uma ligação Zon 100 Megas, e diz-me que ainda não passou dos 30Mbits - pelo que volto ao verdadeiro ponto central da questão: porque razão insistem os operadores em vender "gato por lebre"?

Se estamos a pagar por um serviço, temos direito a usufruir dele na sua totalidade... senão, seria apenas lógico e justo termos um desconto proporcional à real velocidade que nos é disponibilizada.

11 comentários:

  1. Pffuf, deve ser porque a rede está sobrecarregada pela enorme quantidade de clientes de fibra ;o)... lol

    ResponderEliminar
  2. Pois, pois... e fibra apenas só para algumas localidades. Entre o dizerem para todo o país e a realidade vai alguma diferença...

    A ZON faz a mesma coisa... o que lhes interessa a todos é fazer um "me too". Dizer que têm apenas...

    ResponderEliminar
  3. Isto é um ciclo e as empresas aproveitam-se ao máximo de qualquer pormenor. Agora vamos andar com o "até" durante um anito e depois é que passam para os verdadeiros 100mbits... ou quase!

    Tenho MEO e não me posso queixar, também aderi pouco tempo antes de acabarem com o barramento da internet para a TV(quem tem meo deve estar a par do assunto) e desde aí que não me posso queixar das velocidades, estão de acordo com aquilo que pago.

    Mas 100Mbits para já fica de lado. Quando o produto é novo há que deixá-lo amadurecer

    ResponderEliminar
  4. Estás ai a fazer uma confusão do caraças!

    E zon não usa fibra optica à semelhança da Clix e Fibra.

    Estes dois ultimos são de facto Fibra até Casa. A ZON usa fibra até um armário de distribuição e depois é na mesma cabo coaxial já instalado. Consegue fornecer até 100 megas porque é a "mesma" tecnologia que usou até agora mas multiplicada por três.

    Isto é: A oferta da ZON e de clix/meo não são directamente comparaveis.

    ResponderEliminar
  5. Estou a comparar no sentido de todos oferecerem os "100 Megas" aos clientes.

    Na zon é de facto como dizes, por cabo, usando o DOCSIS 3.0.

    Mas o que nos interessa é ver se algum deles conseguirá oferecer os ditos 100mbits *reais* aos utilizadores pagadores em circunstâncias normais de utilização.

    ResponderEliminar
  6. skizofren1k15/5/09 16:36

    Voçes devem estar a fazer alguma confusão..

    A fibra garante a velocidade contratada!
    O 'até' é usado como precaução em virtude de o ISP não garantir essa velocidade de acesso fora da sua rede (como é óbvio).
    Sempre foi e sempre será assim..

    ResponderEliminar
  7. Só terão 100 mega reais quando pagarem para ter 500. Não foi sempre assim? 1 para 5 no que toca a qualidade preço. ;)

    ResponderEliminar
  8. skizofren1k16/5/09 02:05

    Eh pah..

    Ó l1m0n3s, fibra não é ADSL!
    O ADSL depende de demasiados factores (estado do par de cobre, microfiltros, distância da central..)para que se atinga a velocidade contratada.
    A fibra é imune a esse tipo de interferências, logo, a velocidade que contratas é a velocidade obtida.

    Cumps!

    ResponderEliminar
  9. Se tens um amigo com Zon 100 e apenas consegue 30 Mbits, eu estou bem pior pois não passo dos 12 Mbits e ainda por cima em conversa com os técnicos da Zon aqui em casa, foi-me informado que na melhor das hipóteses, o máximo que iria conseguir seria cerca de 50 Mbits visto a infra-estrutura da zona não suportar mais do que isso. Falaram-me na "transportadora das frequências" do modem que devia ter registadas 4 frequências e no entanto apenas regista 2 frequências. Depois de ouvir isto e da Zon me garantir uma solução sempre para 60 a 90 dias a seguir a uma reclamação, e isto se ter vindo a arrastar desde o inicio do ano resolvi mudar para 20 Mbits (já que isto não passa dos 12 Mbits). Acontece que nem isso consegui, pois informaram-me que se mudasse para os 20 Mbits que iria ficar apenas com 72 canais de televisão. Então mudei para os 50 Mbits para manter os actuais canais de televisão. Só não percebo é porque antes de mudar para Zon 100, tinha 20 Mbits e os mesmos canais de televisão, e agora para voltar de novo para os 20 Mbits perco canais de televisão.

    ResponderEliminar
  10. eu pago 24mbits na vdf adsl e so tenho 8-10.
    mas tb tou a 4km da central :p

    ResponderEliminar