2009/05/17

SheevaPlug - Computador de Tomada

Quantas vezes não vos pesou na consciência deixarem o vosso potente computador de secretária ligado, apenas para efectuar umas ridículas operações que poderiam ser feitas utilizando um computador menos potente e que gastasse apenas um décimo da energia?

É esse mercado que este SheevaPlug quer conquistar, oferecendo uma performance muito interessante num formato minúsculo (110 x 69.5 x 48.5 mm) que pode ser encaixado directamente numa tomada eléctrica.

E se pensam que as suas especificações não são suficientes para impôr respeito, saibam que este pequeno computador conta com ligações USB2.0 e - mais interessante - Gigabit Ethernet.

O processador é um Sheeva que funciona entre os 800Mhz-1.2Ghz e conta com 512MB de Ram e 512Mb de Flash.



Já vi vários sistemas deste tipo que, por muito que fossem, falhavam redondamente num ponto crítico: o preço. Mas este SheevaPlug até nisso está bem conseguido, custando uns reduzidos $99 USD.

Torna-se assim, numa máquina muito interessante para quem precisar de um PC sempre ligado, sabendo que o seu consumo não passa dos 19W.

via [@Susana Pereira]

4 comentários:

  1. aralmeida11/2/10 20:59

    Está disponível em "pré-ordem" um descendente:
    http://www.globalscaletechnologies.com/p-32-guruplug-server-plus.aspx

    por 89.00€...

    PS: penso que há um post mais recente do CEBIT deste ano, mas não o encontro.(Uma pergunta a caixa de pesquisa em cima está a funcionar?)

    ResponderEliminar
  2. @aralmeida

    Está a um preço interessante.

    Quanto ao search, é vergonhoso (considerando que isto é um serviço do Google), mas aquele search falha inúmeras vezes. Experimenta antes com o search que meti na barra lateral (mas mesmo esse por vezes parece nao encontrar coisas antigas - que só consigo encontrar fazendo a pesquisa na parte de gestão dos posts. :(

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/6/10 14:47

    Não passa dos 6W/h. Em idle com ethernet consome cerca de 4W/h

    ResponderEliminar
  4. Excelente... consome em carga o que muitos consomem em standby. :)

    ResponderEliminar