2009/06/25

Críticas ao iPhone OS 3.0

Embora o OS 3.0 para o iPhone tenha trazido centenas de novidades, a verdade é que há coisas ainda por melhorar.


Por exemplo, o novo processo de eliminação de uma mensagem (SMS ou MMS) no meio de uma conversa não é muito intuitivo: obrigando a que se seleccione o "EDIT" para posteriormente seleccionar as mensagens a apagar, ou apagá-las todas.
Claro que é preferível ao que tinhamos antes (apenas a opção de apagar todas) mas seria mais interessante se tivessem permitido o "swipe" para eliminar, tal como acontece nos emails para apagar uma única mensagem mais rapidamente. Seria mais rápido e manteria a "lógica" da utilização.

Da mesma forma, continuo a não perceber porque motivo as actualizações das Apps não indicam o tamanho que ocupam. Caso ocupem 100Kb ou 10MB, gostaria de saber, para decidir se vale a pena actualizar as Apps via 3G ou se prefiro esperar até ter ligação WiFi.

É também desagradável não saber se, ao escolhermos uma App, se trata de uma App que já tenhamos instalado anteriormente (e desinstalado) e que possamos fazer o download novamente de forma gratuita. Isto é, só depois de seleccionarmos "comprar" é que nos aparece o aviso a dizer que já tinhamos "comprado" anteriormente esta App, e que podemos usá-la gratuitamente. Com os milhares de Apps existentes, não é fácil lembrarmo-nos do que já experimentámos... e com algumas delas com nomes parecidos, torna-se fácil escolher a app errada, e ver alguns euros a desaparecer do nosso saldo.

E por falar em preços, com a nova modalidade de pagar por conteúdo extra (que é bem vinda) chamo a atenção para os possíveis abusos que começam a surgir. Do género comprarem uma App de navegação GPS turn-by-turn por menos de 1 euro, mas depois descobrirem que para a usarem têm que pagar uma mensalidade de 10 euros!
(Ao menos o problema é minimizado, já que uma App gratuita não pode *nunca* cobrar por conteúdos deste tipo; mas se pagarem por uma App, certifiquem-se bem das condições para evitarem essas surpresas desagradáveis.)


Há também falhas relacionadas com a API do mesmo; uma App que queira enviar um email usando a API é terminada e redireccionada para a App de email; obrigando a que tenhamos que regressar manualmente à app anterior. Seria muito mais interessante poder enviar o email "sem sair" de onde estivéssemos.




E por fim, apenas 2 ou 3 sugestões que poderiam ser facilmente implementadas e que estariam de acordo com os pequenos detalhes que a Apple costuma usar nos seus softwares:

Uma vez que temos icons dinâmicos na App do calendário (mostra sempre o dia actual) porque não fazer o mesmo com algumas outras Apps?

Por exemplo, a App que mostra o estado do tempo poderia mostrar o estado e temperaturas actuais na última cidade escolhida/vista, actualizado a intervalos de tempo configuráveis (ou via Push "silencioso") em vez de mostrar sempre um Sol escaldante.



E falando do calendário, porque razão não nos permite configurar o tempo de antecedência com que queremos ser avisados dos aniversários dos nossos contactos, e mostrá-los com uma notificação?
(como a app FastContacts faz.)



E o próprio relógio... Porque razão não mostra a hora actualizada? Apenas precisaria actualizar a imagem quando fosse mostrado, e periodicamente caso estivesse visível no menu. Não seria algo que gastaria CPU ou bateria quando não fosse necessário.

5 comentários:

  1. Concordo com tudo, principalmente os icones dinâmicos de algumas aplicações nativas do iPhone.

    Para já tenho apenas achado como ponto negativo o iPhone OS 3.0 ter tornado o meu iPhone 3G um pouco mais lento do que era normal em certas aplicações Por ex. nas Mensagens ficou muito lenta a abertura...
    Deve ser por isso que o 3G S parecerá muito mais rápido que o 3G, pois é que no bom estilo Apple, o mais recente software está feito para o mais recente hardware. Os anteriores, apesar de compatíveis sofrem sempre nalgum lado...

    ResponderEliminar
  2. A nível de velocidade estou satisfeito com o OS3.0 muitas coisas estão mais fluidas, no entanto... agora temos como referência o novo 3GS, pelo que muitas coisas que dantes eram "normais" agora começam a parecer lentas.

    Só espero que a Apple não tenha lá incluido algumas lentidões "programadas" apenas para inflaccionar a diferença. :)

    ResponderEliminar
  3. A maior crítica minha seria ainda o bluetooth. Continua sem emparelhar com quase nada. Em um congresso, percebi várias pessoas com teclados bluetooth (do tipo desmontáveis) emparelhados com celulares HTC, nokia, pda´s, etc. O iphone infelizmente não emparelha com os teclados bluetooth (nem com os da apple), deixando nosso quickoffice praticamente sem utilidade.

    Não entendo pq a apple fica negando aceitar alguns padrões mundiais indispensáveis como um simples emparelhamento com teclado.

    ResponderEliminar
  4. Isso foi alterado. Agora com o OS3.0 os developers estão livres para usar o Bluetooth como bem entenderem - quer seja com teclado ou com qualquer outro dispositivo (como os monitores de batimento cardíaco demonstrados na apresentação do iPhone.)

    Se o iPhone não suporta nativamente o "profile" do teclado, será apenas uma questão de alguém lançar uma App que o faça.

    (Mas admito que seria mais simples a Apple ter implementado esses profiles básicos e mais comuns, logo de série. Concordo! :)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo8/6/12 23:20

    Boas tenho um iPhone 2G versão 3.1.3(7E18) modelo MB213B Firmware 04.05.04_G , como posso por os mms a funcionar?

    ResponderEliminar