Parece que os netbooks se estão a tornar no novo campo de batalha dos fabricantes de hardware. Depois da Intel ter lançado o seu eficiente Atom e a Nvidia responder com o seu chipset ION, parece que é a vez da Qualcomm demostrar que o seu Snapdragon serve para mais que meros smartphones - como se pode ver neste Eee PC equipado com um destes CPUs e a correr o Android do Google.
Este Snapdragon é bastante eficiente, dispensando o uso de dissipadores e ventoinhas, mas sendo - mesmo assim - perfeitamente capaz de reproduzir vídeo em HD 720p. E estes Snapdragon estão em constante evolução com novos modelos mais rapidos anunciados já para este ano, assim como modelos dual-core.
Claro que este Android está mais vocacionado para o uso em telemóveis que netbooks, mas isso poderá ser resolvido rapidamente com umas afinações no seu interface.
De qualquer modo, é a prova evidente que a fronteira que separa o hardware dos telemóveis dos netbooks se está a tornar cada vez mais... difusa.
Não me custa imaginar uma altura em que os "telemóveis" se venham a tornar o nosso "computador" principal, conectando-se automaticamente via wireless a um qualquer ecrã de grandes dimensões quando chegamos a casa ou ao trabalho.
2009/06/01
Eee PC com CPU Snapdragon
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Uma notícia um pouco mais detalhada sobre o smartbook (como baptizaram o novo "brinquedo") pode ser lida, por exemplo, aqui.
ResponderEliminarUm abraço